quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Vem e vê


 “Filipe encontrou Natanael e lhe disse: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: de Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê” (João 1: 45-46).

 Vem e vê foi o convite de Filipe, e é o convite do Senhor. O que seria de Natanael se Filipe tivesse medo de falar ou estivesse ocupado com outras coisas, e não tivesse tempo para falar para um amigo sobre Jesus? Quando Natanael concordou em vir, ele não tinha grandes expectativas sobre o que ele iria ver, seu comentário sobre Nazaré foi de desprezo, ele esperava tão pouco e encontrou tanto!
 No mundo experimentamos tantas coisas, fazemos tantas coisas, criamos tantas expectativas e muitas das vezes nos frustramos, mesmo sem pensar nas consequências, realizamos feitos dos quais nos arrependemos depois ou até mesmo imediatamente, porque será que para Jesus nós resistimos tanto? Se formos parar pra pensar, nas coisas que fazemos dia após dia, elas são tão fáceis de decidirmos, ir para uma festa, sair com amigos, baladas, namorar, casar... Tomamos tais decisões baseadas em que? Por outro lado, se vamos decidir algo relacionado ao reino de Deus, sempre nos pegamos em dúvidas, há uma resistência da nossa parte, um preconceito.
 Com Natanael não foi diferente, ele foi preconceituoso, porém Filipe não discutiu, ele apenas fez o que aprendeu com seu mestre, ele respondeu: Vem e ver. Mas se nos permitimos conhecer Jesus, for falar com Ele, não tenha dúvida, Ele tem algo de bom pra dizer ao seu respeito. As pessoas costumam julgar umas as outras, maldize-las, porém Jesus não, Ele tem inúmeras coisas boas pra falar ao teu respeito, Ele te conhece antes mesmo de você nascer, Ele sabe pra que você criado, porque foi Ele que te criou, Ele te chama pra manifestar a sua essência, a essência de um adorador. “Achamos aquele de quem Moisés escreveu...” Foi esta a exclamação de Filipe. Em outras palavras: Você não precisa mais passar pela vida sem esperança. Ninguém precisa mais lhe humilhar. O sofrimento, a dor, o vazio do coração, tudo, chegou ao fim, porque achamos o Messias. Este é o convite a uma nova experiência. Sair da morte para a vida, das trevas para a luz, da tristeza para a alegria, mas para isso, você precisa “vir e ver”, Natanael não conhecia Jesus, porque Ele iria adora-lo? Mas Natanael reconheceu Jesus em apenas uma conversa, porque Jesus já o conhecia.
 Te convido a vir e ter uma conversa com Jesus, também O reconhecerá, pois ele também já te conhece. Será contigo assim como foi com Natanael, “disse- lhe: Mestre, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.” (João 1:49) e se repetirá a promessa: “que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.” (João 1:51). Vem ver!!
Danielly Lima

Um comentário: