quarta-feira, 24 de junho de 2015

Desbravadores

 "Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente." (2 Timóteo 2:4-5).

 Por volta do século XI até meados do século XIII, a história viveu uma fase que ficou conhecida como a época das cruzadas. As cruzadas foi um movimento que ordenou jovens guerreiros cristãos a irem para Jerusalém a fim de conquistar terras que estavam sendo invadidas pelo povo da religião islâmica.Havia um interesse político bem maior do que espiritual nessa conquista de terras. Os cristãos não se arriscavam em batalhas só por amor a Deus! Eles não enfrentavam o forte frio da noite, o risco de serem atacados por animais selvagens (como lobos, por exemplo) simplesmente por serem enviados do Senhor naquela missão! Calma... Não feche a página! Você não está em um site de aula de história, você está no blog da Nação Jovem Jp mesmo! O início pareceu meio estranho, mas eu prometo que vou tentar explicar tudo! Continua só lendo, pra ver..
 É possível fazermos uma relação com os guerreiros que participavam das cruzadas com nós, que somos guerreiros de Cristo! Por mais que aqueles homens tivessem lá os seus interesses e suas estratégias políticas, eles corriam risco de vida e não pensavam duas vezes antes de colocarem suas vidas a disposição do seu chamado e é assim que devemos ser! DESTEMIDOS, GUERREIROS, DISPOSTOS, DESBRAVADORES, VALENTES, CORAJOSOS, LEAIS! Segundo o dicionário, desbravadores significa Ato de desbravar, descobrir, se tornar conhecido e detentor de conhecimento sobre; Ir ao desconhecido, sem medo de; Dominar o desconhecido, colocar o conhecimento adquirido em favor de seu semelhante. Ser desbravador é ir além dos seus limites e é assim que temos que ser e fazer! 
 Eu gosto muito de assistir filmes medievais e sempre tem aqueles guerreiros extremamente valentes e admiráveis, que demonstram verdadeiramente ter o dom de guerrear. Foco, habilidade, impetuosidade, inteligência, determinação, submissão e lealdade são no geral as principais ferramentas desses guerreiros de maior destaque e é esse o comportamento que temos que ter perante a Deus e ao nosso líder! Temos que ser guerreiros com ânimo, sempre a disposição da ordens do nosso Senhor; guerreiros com fortes, com foco, com decisões firmes mas ao mesmo tempo que saibam ouvir e obedecer como diz no versículo que citei no início do artigo, temos que agir de forma tal que não entristeça  Aquele que nos convocou para a guerra, e como somos guerreiros de Cristo, logicamente quem nos convocou foi Cristo! 
 Então meus irmãos, permaneçam firmes no chamado pelo qual vocês vivem! Honrem o mestre de vocês (Deus, professores, pai, mãe, avó, líder, seja qual for a autoridade que esteja acima da sua vida). Sejam obedientes, perseverantes e leais. Vai cansar, vai ter momentos de dificuldades. Vai sim, eu bem sei! Mas deixa só eu dá uma dica antes de me despedir de vocês:
 "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve." (Mateus 11:28-30)

- Que o nosso Deus continue abençoando tremendamente a vida de cada um de vocês! Fiquem na paz do Senhor!

- Victor de Medeiros




quarta-feira, 17 de junho de 2015

Deus me separou para ser santo

“Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou” (Gálatas 1:15)

Não é novidade para ninguém o fato de que Deus seja santo. Não somente isso, nas palavras dos serafins, o Senhor Jeová dos exércitos é "santo, santo, santo". Mas pode causar surpresa que Deus ordene aos do seu povo que sejam santos.
 Se crermos que isso é impossível, as razões podem ser duas, em primeiro lugar, se não olharmos com olhos espirituais e estivermos crendo em nossa capacidade, então certamente afirmaremos que é totalmente impossível nos tornarmos santos. De fato, "para os homens é impossível, mas para Deus, não; porque todas as coisas são possíveis para Deus" (Mr. 10:27). Uma pessoa santa não é alguém que não peca. Enquanto vivermos neste corpo, viveremos com a presença do pecado e "se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós" (1 Jo. 1:8). Os que amam o Senhor odeiam o pecado, mas também pecam. Mas graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor, porque "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados, e nos limpar de toda maldade" (1 Jo. 1:9), uma pessoa santa é alguém que com esforço, tenta melhorar a sua velha natureza. "O que é nascido da carne, é carne" e "a carne para nada aproveita" (Jo. 3:6; 6:63).
 Quando Deus nos santifica, Ele não aproveita nada nosso, ele não aperfeiçoa o que está eternamente poluído pelo pecado, mas sim se desfaz do velho e em seu lugar coloca algo Dele, algo perfeito e eterno, "E sereis para mim santos, porque Eu sou Santo, e vos tenho apartado dos povos para que sejam meus" (Lv. 20:26). Neste versículo claramente vemos que ser santo é ser separado por Deus e para Deus. O Senhor nos chama para uma vida separada para ele. Separação para Deus é santidade! Em Cristo fomos santificados, fomos separados para Deus de uma vez para sempre, precisamos permitir que Deus manifeste em nós diariamente. Com confiança e fé Nele, proclamemos: somos santos, porque Ele é santo!

Danielly Lima

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Sobre uma casa...





Sobre uma casa...

Acredito que todos já tenham ouvido uma música que fala: era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada(...) Fico imaginando como seria uma casa assim... Sem nada a oferecer, provavelmente.
Ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão.
Ninguém podia dormir na rede, porque na casa não tinha parede.
Ninguém podia fazer pipi, porque pinico não tinha ali.
                Mas, aonde exatamente eu quero chegar com isso? Casa. Isso mesmo, quero falar sobre casas. Quando você lê/ouve essa palavra, o que ela te faz lembrar? Uma brincadeira, uma comida, uma pessoa, um livro, uma cena, seus pais... O dicionário nos diz que ela, a casa, é um edifício para habitação. Como é maravilhoso ter um lugar para habitar! E como todas as casas, elas tem a identidade de quem nelas habita! Preste atenção na decoração da sua casa, no aroma, na organização. Tudo nela lembra algo de você! As pessoas quando te visitam podem “perceber você” nos seus móveis, na comida que você oferece, no sorriso que você usa para cumprimentá-las, no seu modo de falar e no seu agir. As pessoas te sentem. Você é uma casa! Ops, não falo de um edifício, mas de uma morada. Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? (1co3:16) Então amados, agora fiquem sabendo. O seu corpo é uma casa, e como toda casa, reflete a identidade de quem nela habita. A santidade de Jesus exige uma habitação santa. Portanto, é seu dever ser santo como Ele é santo não para um status, ou um título, ou para você ser visto como uma pessoa boazinha, mas você deve ser santo porque o Deus que habita em você exige isso. Uma habitação santa. Então você não será santo para si mesmo, e sim, para Deus. Pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado. (1co3:17b).

Fiquem na paz, e uma boa semana a todos!
Pietra Marques

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Pessoas comuns, destinos extraordinários.


“Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.” 1 Coríntios 1:27-29


 Veja o exemplo de Davi, quando Deus mandou Samuel ir até Belém para ungir Davi o novo rei (Até então Samuel não sabia que seria Davi, apenas um dos filhos de Jessé.) Davi não se encontrava em casa, e nem foi chamado para encontrar-se com Samuel pois aos olhos de sua família seu valor era tão pequeno que ele era apenas o filho mais novo que cuidada das ovelhas.  Entretanto, era a Davi que Deus tinha escolhido para ser rei! Pois não era com a aparência de Davi nem com a forma com que ele era visto pela sua família que Deus se importava. Ele via além disso! Ele mesmo o escolheu para realizar grandes feitos, sendo depois chamado do “homem segundo o coração de Deus.
Ou veja também a história de Paulo. Antes com o nome de Saulo, perseguia os cristãos e muitas vezes os matava. Até o dia em que Jesus falou com ele (enquanto ele estava a caminho de Damasco para prender todos aqueles que seguiam a Cristo!) Jesus o instruiu a entrar na cidade, enquanto isso Deus falou com Ananias para ir ao encontro de Saulo com a finalidade de orar por ele, e ainda disse que Saulo era instrumento escolhido por Ele ara pregar a palavra a todos! Diante disso (agora já com o nome de Paulo) passou a pregar e anunciar as boas novas, tornando-se apostolo!
Agora você vê? Deus quer você! Você mesmo que está lendo isso agora. Independente de como você esteja, Deus tem uma nova história escrita por Ele mesmo prontinha para você. Não importa se você é a pessoa mais popular ou a pessoa mais tímida e insegura. Deus te aceita como és. Da uma lida de novo no versículo no começo do artigo. Já leu? Não podia estar mais claro.
É lindo ler a bíblia e ver o poder de Deus na vida de pessoas que muitas vezes eram menosprezadas, que não tinham mais esperança, pessoas nas quais ninguém acreditava que poderia mudar. E tão lindo quanto isso é saber que Deus CONTINUA fazendo a mesma coisa ate hoje, transformando pessoas comuns, com vidas totalmente mudadas. Pessoas comuns, em novas criaturas, pessoas comuns com um destino extraordinário na vontade de Deus.
Jesus te ama.

Mariana Ramalho