quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Entrevista com Ericka Siqueira.

Graça e paz queridos! Essa semana o blog da Nação Jovem - JP, entrevistou a levita Ericka Siqueira e batemos um papo, no qual envolvemos, a sua caminhada cristã, seu ministério, seus sonhos e sua família! Vale a pena conferir e com certeza ser edificado!


Blog: Quando você percebeu que havia um chamado, que Deus tinha um propósito para a sua vida?

Ericka – Na verdade na minha conversão eu me senti chamada pelo Senhor, pois foi uma conversão diferente, não foi em uma pregação de ninguém. Em um determinado dia eu estava me sentindo muito triste, vazia com algumas coisas e eu senti no meu coração: “Tem que existir um Deus’’ E então fui direcionada eu creio que pelo Espírito Santo e eu mesma fui atrás dos Pastores e disse que queria aceitar a Cristo e foi dessa forma que eu entendi que havia um chamado em minha vida, mas só depois de um tempo é que eu percebi que era para a música, porque até então eu não entendia que era pra isso. Por volta de uns três, quatro anos depois da minha conversão que eu fui chamada pelo Pastor Paulo, pois nossa Igreja ainda estava no começo e daí eu fui ainda sem ter certeza se era aquilo mesmo, mas o Senhor providenciou e foi acrescentando dons e confirmando este chamado para a minha vida.


Blog – Com quantos anos você aceitou a Cristo?

Ericka – Eu aceitei a Cristo com dezessete anos e foi da forma como falei na pergunta anterior. Nunca me desviei graças a Deus, porque quando entregamos nossa vida realmente para o Senhor não temos força de voltar atrás, e inclusive eu deixo até um recado para os que estão iniciando a caminhada agora, para que elas busquem experiências com Deus, para que elas não desistam, porque Jesus é o caminho, a verdade e a vida!

Blog – O que te fez querer mudar de vida, o que te fez querer buscar um novo começo?

Ericka – Na verdade o vazio. Porque a gente vai pra festa, veste aquela roupa bonita, cria aquela grande expectativa e quando chegamos em casa vemos que não passou de uma ilusão. É um vazio. Vemos que as obras das pessoas do mundo é algo ruim, são pelas pessoas mesmo mas por toda carga espiritual, pois sabemos que essas pessoas não estão sendo direcionadas pelo Espírito Santo, mas sim pelo inimigo, é bebida, é drogas e eu vi que estava me deixando envolver pela maldade do mundo, a maldade que eu digo é em relação ao que a Palavra diz, porque tudo que não condiz com o que tem na Palavra é maldade, a inveja, o ciúme, então foi isso, foi a falta de fruto, foi o vazio e mesmo que eu tivesse tudo que eu queria naquela época, mesmo assim não ia me preencher em nada, porque Deus é incomparável a tudo que o mundo pode oferecer.

Blog – Quais os principais desafios você enfrentou no início de sua caminhada?

Ericka – Os desafios nós sabemos que são muitos, porque quando eu me converti eu entendi que tinha que seguir a cartilha da Bíblia, então o desafio de cumprir a disciplina espiritual como orar, jejuar, largar os amigos foi algo muito difícil. Porque sabemos que orar é muito bom, é maravilhoso está na presença de Deus, mas quando se tem que fazer isso diariamente, sabemos que enfrentamos lutas como a preguiça, a correria, embora a gente ame a Deus.  Mas na questão de deixar as amizades, eu ficava pensando ‘’meu Deus precisa disso, largar minhas antigas amizades’’? Mas com o tempo eu vi que era importante eu começar a andar com pessoas que apresentavam a mesma filosofia de vida que eu, os mesmos pensamentos, então eu digo pros jovens, principalmente, que tem que abrir mão sim! Eu sei que temos que ganhar essas pessoas para Jesus, mas primeiro é preciso nos fortalecermos, recebermos a orientação, a direção do Espírito Santo para aí sim podermos resgatar essas pessoas que estão fora. A música do mundo também foi um grande desafio para mim, porque a música era o meu universo, eu vivia música, e no meu caso eu gostava de músicas diabólicas mesmo, do inimigo, um rock bastante pesado, músicas internacionais e eu não gostava de canções em português, então foi assim, uma transformação muito grande, então Deus me atraiu mesmo, pois eu nunca imaginei cantar e gostar de músicas desse tipo, ainda mais em português, mas para Deus aquilo me dava um prazer imenso! Então esses foram um dos principais desafios que eu enfrentei.

Blog – O que te faz se sentir em paz, o que faz você esquecer todos os seus problemas e verdadeiramente se entregar naquele momento?

Ericka – Na verdade no meu caso é difícil eu não falar o que todo mundo acha que eu vou falar, que é adorar! Quando eu estou adorando que escuto a voz do Senhor, que sinto o toque do Senhor, que estou em uma comunhão muito forte com o Senhor, eu realmente percebo que é pra isso que eu vivo, que é Ele que me impulsiona para viver, para não desistir, para continuar vivendo segundo o evangelho. Adorar me traz uma paz que faz me esquecer das tribulações que eu passo, então verdadeiramente o que me traz a paz é está nesta grande doce presença, que é a do Espírito Santo.

Blog – E a voz? Foi algo natural ou foi um esforço, você tinha o objetivo de ser levita se esforçou para isso, foi mérito seu mesmo ou foi puro plano de Deus?

Ericka – Na verdade foi plano Deus! Porque eu sempre cantei, tenho um tio cantor  profissional, minha avó era cantora de rádio, então esse dom Deus realmente me deu. E no meu tempo de colégio eu sempre cantava junto com uma amiga minha, ela fazia as composições e eu cantava, então já comecei daí. Quando eu era do mundo eu tinha vontade de ter uma banda sim, mas por puro hobby, nada sério, e quando eu me converti nunca que passou pela minha cabeça uma coisa dessas, de está ali na frente de louvar, ou de pregar, enfim, de me expor de uma forma geral, até que o Pastor Paulo precisou e inclusive foi o Erico quem disse, “ela canta’’, e como estávamos precisando mesmo eu me coloquei a disposição, mas meu desejo mesmo era fica diretamente na área espiritual, na intercessão, chegar a níveis profundos de intimidade e comunhão com o Senhor mas com a intercessão, então foram anos para eu aceitar realmente que o ministério de Levita, era o ministério chefe que o Senhor mandou para mim. E queria mandar um recado para os que tão começando agora, se esforçem, se esmerem porque Deus manda o dom.

Blog – Como você se sente em conduzir o louvor da Igreja? Como é o peso de está a frente de um momento que é tão importante na estrutura do culto?

Ericka – Nervosa eu sempre me sinto um pouco. Lá na Igreja é um pouco mais tranquilo, só que ainda assim eu fico um pouco nervosa, mas apenas nos primeiros segundos, pois eu procuro manter minha mente em Deus. Não que eu não me preocupe com a congregação, mas o papel do ministro de louvor não é ministrar para a Igreja, o papel do ministro de louvor é ministrar para Deus. Se a minha mente estiver no Senhor, na adoração, o Espírito Santo vai me conduzir e conduzir a Igreja também!

Blog – O ministério de levita não se resume apenas no altar, ele também é para vida, mas por quê?

Ericka – O serviço pro Senhor, na casa do Senhor, é algo muito forte, porque a Glória do Senhor é algo muito bom, mas exige um grande peso para nós carregarmos, pois as pessoas nos veêm como um referencial. Então temos que ser um testemunho vivo, viver o que a Palavra diz, mas o levita verdadeiro, aquele verdadeiro adorador, que quer usar o seu dom para honrar o Senhor tem que adorar e louvar ao Senhor dentro de casa, pois isso vai fazer a diferença em sua vida.

Blog – Como é conciliar a Ericka mãe, serva, esposa, discípula, levita?

Ericka – Não é fácil! Porque nós queremos sempre avançar e crescer no Senhor, então eu busco sempre saber de Deus o que Ele quer da minha vida. Não é fácil conciliar tudo isso, mas eu sempre busco ao Senhor em oração, em um certo desafio como mãe, ou como esposa como eu devo me posicionar, então assim eu sempre busco orientação a Ele, no ministério de louvor da mesma forma, como discípula também, pois sabemos que o discipulado não é algo fácil, mas para mim o segredo do conciliar é buscar resposta em oração.

Blog - Você tem dois filhos pequenos. Você e o seu esposo já pensam em como orientá-los espiritualmente quando eles estiverem maiores, na adolescência, ou não, dá tempo ao tempo e deixam para se preocuparem com isso quando for a hora certa?

Ericka - Bom, eu acho que toda mãe, todo pai, eles projetam, eles programam o futuro dos filhos. Mas algo que eu e o meu esposo sempre procuramos fazer é entregar a Deus o futuro deles. Nós sempre buscamos  mostrar o testemunho vivo, e não fazer com que eles vejam o evangelho como um peso, como um livro de regras, mas pra que eles vejam que isso é a vida. Sempre oramos pela esposa deles, para que Davi e Daniel encontrem duas moças virtuosas que os edifiquem e que eles a edifiquem. Nós também já oramos pelo ministério deles, então assim, sempre colocamos o futuro de nossos filhos no centro da vontade de Deus, pois o Rei Davi disse ao seu filho Salomão no seu leito de morte: ''Ame a Deus'' e isso sim é o mais precioso!

Blog - Qual o seu maior sonho?

Ericka - Eu posso dizer que o meu maior sonho seria chegar diante de Deus um dia, na glória e ouvir do Senhor que o meu papel foi cumprido. Tenho grande sonho dos meus pais se converterem ao Senhor, não só eles mas muitas outras pessoas que o Senhor colocar em minha vida. Não é uma resposta bonita, mas eu realmente, assim como todo crente tenho o sonho de arrebatar o maior número de almas possíveis.

Blog - O que te faz perseverar e dar "glória a Deus'' todos os dias?

Ericka - A leitura da palavra e a oração, porque carro novo só depende do combustível para andar, e o combustível de todos cristão é o contato com Deus diário e esse é o meu combustível para não desistir.

Blog - Algum versículo que te marca?

Ericka - Romanos 12:12 que diz: ''Alegrai-vos na esperança, sedes pacientes na tribulação e constantes na oração'', então sempre que estou triste, porque somos humanos, tem dias que vem a tristeza, mas eu me lembro desse versículo e procuro por em prática e viver ele, porque é a Palavra de Deus que está ali.

Blog - Para você, o que é liderar?

Ericka - Primeiro você precisa ser um exemplo real, porque quando as pessoas olham pra você, elas tem que lhe ver como um testemunho vivo. Temos que ter autoridade e não sermos autoritários, pois a autoridade está ligada ao amor, ao temor ao Senhor mesmo, então ordenamos e nossos discípulos, nossos liderados não pensam duas vezes em nos obedecer. Um líder tem que transmitir mansidão, organização, zelo e amor pelo o que faz. Liderar é uma arte, e no meu caso é a capacitação do Senhor a cada dia.

Blog - Que mensagem você deixa para os visitantes do nosso blog?

Ericka - Amém, eu vou insistir naquele versículo, o Romanos 12:12 e eu deixo um recado para cada um que visitar esse blog, que busquem sempre a agradar ao Senhor, que realmente amem a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Enfrente todos os desafios no Senhor, se tiver de sofrer, sofra como crente, sofra no Senhor. Pois se sofrermos nos pés do Senhor nos fortaleceremos e que Deus abençoe a todos no nome de Jesus.

                                                                                                - Victor Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário