sexta-feira, 9 de maio de 2014

Entrevista com os Bispos Ronaldo e Aderanir

Graça e paz galera! Nessa semana, nosso blog entrevistou os bispos Ronaldo e Aderanir, e eles compartilharam um pouco de suas experiências cristãs conosco. Leiam e sejam edificados. 

Um pouco sobre o Bispo

Blog – Qual palavra que o Senhor tem revelado para essa nova liderança que está surgindo?

Bp. Ronaldo – Eu acredito que essa nova liderança que Deus tem levantado, é ela que vai tocar as multidões, os jovens principalmente, são eles que Deus vai usar para tocar as multidões. Semana passada a gente estava em uma vigília de jovens, e eles me perguntaram assim: O que é que senhor espera de nós, os jovens? Eu espero muito! Porque eu sei que Deus vai fazer na minha vida e eu vou até um ponto, mas vocês vão a um ponto muito maior. Porque os jovens de hoje tem um privilégio em relação aos jovens da minha época. Na minha época a gente quase não tinha livros, quase não tinha bíblias pra ler, na minha época a gente não tinha o acesso à informação as coisas de Deus que se tem hoje. Hoje você abre a internet, televisão... Têm tanta coisa, então vocês tem muito mais do que nós tínhamos, e se nós tínhamos pouco e chegamos aonde chegamos, imagina aonde vocês vão chegar. Então, eu tenho uma expectativa muito grande que Deus vai levantar os jovens de hoje, e que hoje e amanhã vocês vão tocar as multidões.

Blog – O que a palavra perseverança te traz a mente?

Bp. Ronaldo – Perseverança pra mim é permanecer, e permanecer é a principal marca da fé. Tudo que o Senhor fala pra nós, Ele fala que têm que ser feito em fé, por fé, com fé; sem fé é impossível agradar a Deus. E quando a gente fala de fé, fé é permanecer, é perseverar, ninguém conquista nada sem fé, sem perseverar, sem permanecer. Jesus disse: Se permanecerdes nas MINHAS palavras, pedireis o que quiserdes e vos será feito. Então, perseverança pra mim é permanecer e permanecer é fé.

Blog – E a palavra sonho?

Bp. Ronaldo – Sonho? ... Sonho pra mim não é apenas dormir e ver algo ou ter uma experiência de sono, sonhos pra mim é como um objetivo, uma visão, uma meta, aonde eu quero chegar. Deus tem sonhos ao nosso respeito, por isso Ele deseja que nós também tenhamos sonhos a respeito d’Ele. Deus é um Deus sonhador. Ele nos fez como resultado de um sonho que Ele teve. Lá no início a bíblia diz que o Senhor, a Trindade reunida para fazer o homem disse: Façamos o homem a nossa imagem, a nossa semelhança. Ele tinha uma imagem, Ele tinha uma expectativa, Ele tinha um plano, Ele tinha um propósito, Ele tinha um sonho, e nós estamos aqui hoje porque Deus sonhou conosco, Deus sonhou com o homem, Deus sonhou comigo, sonhou com você; E se Deus sonhou comigo, agora Ele espera que eu sonhe com Ele, que eu sonhe com as coisas d’Ele, que eu sonhe com os propósitos e projetos d’Ele. Então, sonhos são metas, alvos; sonhos são aonde nós queremos chegar. Quem não tem sonhos, não conquista nada. Quem não tem sonhos não vai a lugar nenhum, porque os sonhos são para nós, a nossa bússola, o nosso norte, aquilo que nos faz olhar pra uma direção e avançar em relação a ela. Sonho é a visão que nós temos daquilo que queremos conquistar.

Blog – E a palavra Luta?

Bp. Ronaldo – Bom, todo guerreiro é forjado no furor da batalha, então luta pra mim é treinamento. Luta, guerra, dificuldade pra mim, é o processo que Deus usa pra nos forjar; Quando um crente fala: “aí, tô passando por uma luta.” Eu fico feliz, significa que Deus está trabalhando, treinando ele, está preparando ele para o propósito, para aquilo que o Senhor tem. Deus Tem um plano na vida de cada um de nós e nenhum de nós vai conquistar o que Deus tem pra nós se a gente não for primeiro treinado, preparo. E luta é o que Deus usa pra nos treinar; então, aonde tem luta significa que Deus está treinando. Eu aprendi o seguinte: Que dependendo do nível de luta que você tem isso vai ser o nível de honra que você vai chegar. Quanto maior o nível de luta, maior vai ser o nível de honra. Então, luta são degraus pra você crescer em honra.

Blog – De tudo o que é bom, puro e de boa fama, quais as coisas que o senhor mais conserva em sua mente?

Bp. Ronaldo – Olha, o que eu mais tento conservar na minha mente é o que a bíblia diz: Quero trazer a memória, quero trazer pra minha lembrança, quero trazer a minha mente aquilo que me dá esperança. Então eu procuro trazer a minha mente, os feitos de Deus. Tudo que Deus já fez na minha vida, desde quando eu me converti. Eu não procuro ficar lembrando das coisas ruins , de quem eu era, de como eu servi ao diabo antes de conhecer a Deus. Eu trago a minha mente primeiro as coisas que Deus tem feito, de como Ele me libertou, de como Ele me alcançou, de como ele me abençoou, de como ele me deu uma esposa, meus filhos, minha família, meus discípulos, todos os milagres que Ele fez que Ele fez eu procuro trazer a minha mente, essa é a primeira coisa. Segunda coisa: A palavra de Deus! A bíblia diz que nós não podemos nos apartar dela. Medita nela, tenha ela em mente, e pra trazer a palavra de Deus á mente eu preciso lê-la todo dia, eu preciso ter um tempo, buscar de Deus todo dia. Então essa a segunda coisa que eu sempre mantenho na minha mente. A terceira coisa: É a palavra profética, aquilo que Deus falou que vai fazer. Eu não posso me esquecer disso! Quando Deus nos dá uma promessa, uma palavra profética nós temos que velar por ela, como? Não esquecendo, orando, profetizando, tomando posse dela sempre. Então, essas são as três coisas que eu mantenho na minha mente.

Um pouco sobre a Bispa

Blog – “O servir se aprende ao fazer.” O que essa frase te diz?

Bp. Aderanir – Nós precisamos colocar o pé nas águas, muitas vezes nós falamos que queremos servir, que queremos fazer algo pra Deus, “Ah, que quero servir ao Senhor nisso ou naquilo”, mas nós só vamos servir de fato a hora que nós colocarmos o pé nas águas, nós nos dispormos de fato pra fazer, fazendo; nós vamos aprender, fazendo. Nós começamos com coisas pequenas, porque as vezes uma pessoa quer servir a Deus, mas quer começar no púlpito, quer começar no louvor, quer começar pregando a palavra lá na frente; e nós começamos é nos bastidores, aquele que quer servir de fato ao Senhor, ele não escolhe lugar, ele serve aonde o Senhor o chama, aonde o Senhor o coloca, aonde tem trabalho pra ser feito. Aonde há trabalho a ser feito aí é que nós temos que nos apresentar para o serviço do Senhor.

Blog – Em João:8:32 fala, “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Qual a revelação que o Espírito lhe dá desse versículo?

Bp. Aderanir – O conhecimento da verdade vai nos libertar. A gente fala muito assim: “Conhecereis a verdade”, como o versículo diz. “Ah a verdade te liberta!” O conhecimento da verdade é que vai nos libertar. Então simplesmente lermos a bíblia e não trazermos isso para o nosso coração, para a prática na nossa vida, não vai haver uma libertação. O conhecimento, a prática da verdade, quando nós aplicamos a verdade nas nossas vidas é que ela vai trazer a libertação, em todas as áreas que nós precisarmos ser libertos e o conhecimento aplicado, o conhecimento revelado da palavra de Deus. A palavra de Deus é a verdade, a verdade liberta, mas nós precisamos conhecer essa verdade, trazer essa verdade para cada área da nossa vida e pô-la em prática em cada área da nossa vida. Não é simplesmente decorar a palavra, repeti-la como um papagaio às vezes, e declarando que a gente vai ser liberto por isso. Nós vamos ser libertos à partir do momento que nós colocamos em prática cada principio da palavra de Deus.

Blog – O que caracteriza o verdadeiro avivamento do Espírito Santo?

Bp.Aderanir – para mim a palavra avivamento, ela começa com arrependimento, ela começa com quebrantamento. O verdadeiro avivamento acontece quando tem pessoas quebrantadas, pessoas que reconhecem as suas falhas, que reconhecem os seus pecados e se voltam para o Senhor, e deixam que o Senhor faça a vontade d’Ele nas suas vidas. Nós falamos muito que nós queremos avivamento, o que é avivamento. Às vezes nós confundimos o avivamento com o mover de Deus, com uma ação do Espírito Santo, falar em línguas, ter experiências sobrenaturais... Isso tudo é muito bom e é importante, mas o verdadeiro avivamento começa com quebrantamento, começa com se render, começa com buscar ao Senhor. A palavra fala que Ele derramará do seu Espírito sobre toda carne, mas é preciso nós buscarmos ao Senhor. Ele só virá se nós buscarmos, se nós tivermos sede e fome d’Ele!

Blog – Sobre o ano de Restauração, o que a senhora tem a falar sobre isso?

Bp. Aderanir – 2014, nós temos chamado no nosso ministério que é o ano da restauração. Há tantas coisas a serem restauradas em nossas vidas. Quando nós olhamos para as nossas vidas, nós vemos que há áreas, seja no emocional, seja na nossa vida familiar, seja no nosso relacionamento com outras pessoas, que precisamos de restauração, sempre há algo pra ser restaurado, e para nos dispormos para a restauração, precisamos das armas, dos instrumentos para esta restauração. Da mesma forma que se eu for restaurar este ambiente eu vou precisar de instrumentos, para a restauração em áreas da minha vida eu também vou precisar de instrumentos, e este instrumento é acima de tudo, a palavra de Deus. A palavra de Deus aplicada em cada área para trazer restauração. Para a restauração nas emoções eu tenho que tomar posse daquilo que a palavra de Deus fala acerca de quem eu sou, acerca do que Deus tem a fazer na minha vida, acerca do que Deus pensa de mim. Se eu ficar pensando de mim aquilo que eu trago lá das minhas feridas do passado, eu não vou caminha para uma restauração, mas se eu trazer pra minha mente, trazer pro meu coração o que a palavra de Deus fala acerca da minha vida, isso em qualquer área, aí eu vou estar caminhando para a restauração.

Blog – A pastora nos ensina muito que a mulher é quem cria o ambiente dentro da casa. O que a senhora tem a falar sobre isso?

Bp. Aderanir – Não só a pastora, mas a palavra nos ensina isso, mulher sábia edifica o seu lar e a tola com as suas próprias mãos a destrói. Como que nós vamos edificar? Buscando a sabedoria de Deus! Sabedoria de ficar calada, porque ás vezes é momento de calar, às vezes é momento de falar, e a gente precisa discernir pela ação do Espírito Santo em nossas vidas e discernir cada momento: O momento de calar A nossa pastora nos ensina muito que é a mulher que cria o ambiente dentro da casa. Em relação ao como fazer, o que a senhora tem a dizer sobre isso?
A palavra nos ensina isso, que a mulher sábia edifica seu lar e a tola com as suas próprias mãos a destrói. Como é que nós vamos edifica? Buscando essa sabedoria de Deus. Sabendo fica calada, às vezes. Porque às vezes é momento de calar. Às vezes é momento de falar e a gente precisa discernir pela palavra de Deus, pela ação do Espirito Santo nas nossas vidas. Discernir em cada momento. O momento de cala, o momento de fala, o momento de faze algo, o momento de deixa de fazer algo. Nós como esposas precisamos criar o ambiente dentro do nosso lá para nossos maridos, também para nossos filhos. Se nós temos uma postura sempre de dureza, sempre esta "iracunda", com a cara feia, fechada, nós não vamos proporcionar esse ambiente agradável. Mas se nós buscamos a cada dia "qual a necessidade do meu marido? Qual a necessidade dos meus filhos?" Como que eles vão se sentir bem na minha presença, dentro da minha casa? 
Com certeza nós vamos tomar a cruz muitas vezes. Porque para proporcionar o ambiente agradável muitas vezes nós vamos abrir mão das coisas que queremos fazer em prol do bem da família, do bem do lar. Às vezes eu não quero cuida da casa. Mas se é agradável pro meu esposo, pros meus filhos a casa limpa. Eu vou abrir mão de um momento que eu poderia ter de descanso para cuidar da casa porque isso é importante e assim por diante. Cada área da nossa vida familiar, do relacionamento procuramos ser os agradáveis, amáveis. Sem as tranquilas, como a palavra de Deus fala que é de grande valor diante de Deus um espírito manso e tranquilo. E que seja esse o adorno da mulher. Às vezes estamos tão preocupadas porque estamos numa era em que a beleza, a aparência tem falado muito e as mulheres tem corrido de um lado pro outo paga cuida da aparência. Mas nós temos investido tempo no nosso espiritual? Temos-nos investido tempo em sermos uma mulher tranquila, em ser os uma mulher que tem uma palavra de ânimo? Em sermos uma mulher que tem uma palavra que irá trazer paz ao ambiente. Isso é pela palavra de Deus, pela influência do Espírito Santo em nossas vidas. E isso só vai nós influencia se nós nos expormos a Ele.

Mensagens dos Bispos:

Bpo- Jovens, sois fortes! Então permaneçam firmes no senhor. Vocês não são pecadores tentando serem santos, vocês são santos que resistem ao pecado. Pó isso permaneçam firmes no Senhor porque Deus vai faze muito. Não há avivamento sem fundamento. Avivamento que não é sobre a palavra de Deus não é avivamento. Deus vai fazer um avivamento, mas primeiro vocês precisam se aprofunda cada vez mais na palavra. 

Bpa- Glória a Deus! Jovens, permaneçam a cada dia fortalecidos no Senhor, buscando a força que vem do Senhor. No inicio de segunda Timóteo capitulo 2 versículo 1 Paulo fala pra Timóteo: Tu pois filho meu, fortifica-te na fé que está em Cristo Jesus. Em outra tradução, uma em espanhol fala "Saca" força da fé. É pela fé que nós somos fortalecidos, somos fortalecidos na fé e pela fé. E todos nós temos lutas, todos nós temos tribulações, todos nós sofremos as investidas do Diabo e para nós sermos fortes e vencermos as investidas, nós temos que sacar (tirar) forças da fé!

Sobre o EDD

Blog - Acabamos de chegar de um encontro de líderes, e estamos renovados, cheios do Espirito Santo. Mas a rotina volta no dia-a-dia o que é que a gente faz pra ter um relacionamento em harmonia com o Espirito Santo?

Bpo - O Espirito Santo está presente em todo momento, a grande dificuldade de muitas pessoas é saber mante a comunhão com o Espirito Santo na segunda, na terça, na quarta. Porque no Domingo a gente já sabe como é, a gente chega à igreja e ora, louva, e ali ele quebranta o coração, ele ouve de Deus. Mas por quê? Porque ele foi preparado, se aprendeu, ele ou ele se voltou pra Deus.  Na segunda-feira, na terça-feira, na quarta-feira, na quinta-feira é a mesma coisa, mas não no ambiente da igreja. Se eu não tiver um tempo com Deus todos os dias, se eu não começa o meu dia com arrependimento, se eu não começa o meu dia confessando a palavra de Deus, louvando e orando eu não vou ouvir de Deus. O Espirito Santo é uma pessoa, é alguém presente. É como você, aqui agora, só que Ele é uma pessoa que anda conosco em todo o tempo e a gente pode conversar com ele igual eu estou conversando aqui com você. E a grande dificuldade nossa é fazer isso, porque parece que a gente fica maluco, fica meio louco parece que quando a gente começa a fala com o Espirito Santo, você acha que está falando sozinho, mas você não está falando sozinho. Você esta falando com Ele, isso é oração. Então ser guiado pelo Espirito é  única atitude que pode nos impedi de errar.

- Blog Nação Jovem Jampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário