sexta-feira, 8 de maio de 2015

Liderando pelo exemplo

“Como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28)


Clique para obter OpçõesJesus Cristo é o exemplo supremo de liderança espiritual. Quando a maioria das pessoas pensa sobre liderança, geralmente imaginam um oficial militar dando ordens ou um empregador supervisionando de perto os seus empregados, certificando-se de todo o trabalho que é feito. Estes aspectos podem ser parte da liderança, mas não é a essência da liderança espiritual. A liderança espiritual é o oposto do que muita gente pensa. A liderança espiritual é liderança que serve. O próprio Jesus Cristo nos ensinou: "como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). Jesus foi definitivamente um líder. Ele foi o líder dos doze discípulos e de um grupo muito maior de seguidores. Jesus não liderou dando ordens ou supervisionando, mas sendo um servo e servindo ao lado de seus seguidores. A liderança espiritual envolve humilhar-se e fazer as tarefas que ninguém mais quer fazer.  No tempo de Jesus, o ato de lavar os pés era para ser atribuído ao mais baixo dos servos. No entanto, na última ceia, Jesus humilhou-se e lavou os pés dos discípulos. Depois disso, ele declarou: "Quando terminou de lavar, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem" (João 13:12-17). A verdadeira liderança espiritual, com um espírito de humildade e serviço, fará com que as pessoas o sigam por que querem, não por que precisam. A genuína humildade e liderança espiritual são atraentes. As pessoas querem seguir uma pessoa que sirva ao seu lado e lhes dê um exemplo. Talvez o apóstolo Paulo ofereça o melhor resumo: "Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo" (1 Coríntios 11:1).

Danielly Lima

Um comentário:

  1. The checkpoint leader himself described that he belonged to a faction of influential buccaneers who were creating inroads into the coastal place, but rejected to elaborate. He instead sent us on another look for for provide a letter to a local bar scene house maid in the city.
    FIFA 16 Coins

    ResponderExcluir