quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Permanecendo nEle

 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”
João 15:1-5

Vemos que durante essa passagem Jesus usa muito o verbo “permanecer”. Temos alguns significados para essa palavra:

v.pred. e v.i. Seguir existindo; manter-se ou conservar-se; continuar
v.t.i. Persistir com veemência; insistir

E essa palavra não é usada por acaso não, Jesus quis dizer exatamente isso no texto citado acima, pois esse é o tipo de relacionamento que Ele deseja ter conosco. Não pense que o permanecer em Cristo é simplesmente ir a igreja. Não! Isso é importante, mas não é só isso! Ele deseja que permaneçamos em seu amor, que venhamos buscar sempre intimidade com Ele, aprendermos a ouvi-Lo, a andarmos com Ele. Resumindo, conhece-Lo.
Também é bem perceptível quando Jesus nos diz que sem Ele não podemos fazer coisa alguma. Com o nosso próprio esforço não vamos chegar muito longe, confiar no nosso “eu” é um erro gravíssimo.

“Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.” (Versículo 6)
Quando tentamos fazer as coisas por nós mesmos, não permanecemos nEle, e consequentemente, Ele corta o ramo que é jogado fora e depois seca, ou seja, o ramo morre. Não podemos gerar frutos se não permanecemos na videira verdadeira, ramo nenhum da fruto por si mesmo.

No versículo 7 vemos que:
“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
O que Jesus quis dizer com “pedirão o que quiserem e lhes será concedido” muitas vezes não é sobre os nossos desejos nem nossas vontades. Como assim? Bom, no começo do versículo Ele fala que se nós permanecemos nEle e as palavras dEle em nós poderemos pedir, mas o que acontece quando estamos verdadeiramente ligadas ao nosso Pai? Não pedimos por coisas para satisfazer a vontade do nosso coração. Nossa comunhão com Ele é tamanha, que aprendemos a orar a Deus para pedir coisas que Ele quer que nós tenhamos.

"Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.
Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço." (versículo do 8-10)

Que a cada dia venhamos buscar conhecer mais e mais o nosso Pai, buscar o relacionamento que Ele quer ter conosco, obedecendo seus mandamentos, permanecendo em Seu amor, pois só assim poderemos gerar frutos para a glória de Deus!

Fiquem na paz do nosso Senhor Jesus!

Mariana Ramalho

domingo, 21 de setembro de 2014

ARTIGO - EDIÇÃO EXTRA OFICIAL


1 Co. 1:18-21

Meditando nesse versículo, eu chego a me perguntar: "Será que realmente eu sou "louca" pela cruz, pelo evangelho em si?"No versículo 21 de 1 Co. diz: (...) aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação".Essa palavra me chamou muita atenção.Uma vez eu estava no Terminal de Integração e lá estava um homem, aparentemente ele tinha problemas mentais, (mas não é isso que quero ressaltar), mas sim o que ele estava fazendo. Ele simplesmente estava pregando. Sim... Ele sabia a Bíblia de trás para frente, e ele sabia muito bem o que estava dizendo; como diz em Isaías 35:8 - "(...) nem mesmo o louco errará o caminho".Mas o "pior" disso tudo é que todos que estavam ali naquele local riam dele, mas não riam por ele ser " louco" mas por que ele estava pregando o evangelho.Ai é onde eu fico me perguntando... Se eu ou qualquer outra pessoa "sã" tivesse fazendo a mesma coisa que ele, as pessoa estariam rindo? Sim, estariam! Para elas não era simplesmente o fato do cara ser "louco", mas o fato de ele ser "louco" e está pregando o evangelho em um lugar público. Mas eu pergunto, será que teríamos coragem para tamanha loucura? ▬ Acho que não. Ficaríamos pensando muito no que as pessoas estariam pensando ou achando. Para provar que não estou errada no sentindo de que teríamos "vergonha" de cometer essa loucura, Deus me provou.Nesse mesmo dia quando subi no ônibus, no meio do caminho para o meu destino, me veio uma vontade súbita de falar de Deus, pregar o evangelho. Algo dentro de mim falava: "Vai levanta, prega!"  E eu? Eu? Eu olhei de um lado para o outro e não tive coragem. Tive vergonha, fiquei preocupada com a opinião das pessoas. Pode ser até duro falar... Mas também tive vergonha do evangelho. Nossa Gersica... você teve vergonha do evangelho?! Sim... Porque se fosse outra coisa né?! Um exemplo: Nós garotas, quando estamos no ônibus, no shopping ou em qualquer outro lugar publico e vemos uma amiga, o que acontece? Gritamos né?! "AHHHHHHH AMIGAAAAAAAA..." Nos preocupamos com as pessoas que estão olhando? Não, né... Então por que não fazemos isso com o evangelho?Até hoje fico pensando naquele dia! Se eu tivesse me levantado para falar pelo menos um Jesus te ama, alguém teria sido tocado(a).Temos que ser realmente loucos... Sabe quando seremos realmente loucos? Quando começarmos a escultar e obedecer a voz de Deus.O mundo precisa de mais pessoas loucas e obedientes a voz de Deus.Reflita nesse meu pequeno testemunho.Você tem sido obediente a voz do Senhor?Fiquem na Paz de Deus.

Att. Gersica Martins  

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Lembrando...

 Respondeu Jesus : "Ame Senhor o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.’ MATEUS 22:37-39
 É da natureza humana buscar a satisfação pessoal, a sua felicidade, o seu bem estar. É bom sentir que estamos bem em todas as áreas, isso traz confiança e aumenta o ego... Quando conhecemos a Cristo algo dentro de nós muda! Buscamos mesmo é alegrar ao Senhor, conhecer a Sua vontade e andar conforme seus mandamentos. Percebemos, com isso, que satisfação maior não há, pois as correias que antes nos prendiam a algo, agora não existem mais. O único alvo agora é agradar ao Rei dos reis. Assim como para a semente se tornar árvore é sofrido, (porque ela tem que morrer), para nós o amadurecimento também o é. Quando buscamos a nossa felicidade, nós buscamos o nosso próprio prazer e isso não é correto diante de Deus. Pessoas que vivem no mundo tem seu vazio explicado pela busca do prazer, que para elas significam sua felicidade. Existem alguns princípios que por serem tão fundamentais, começam a ‘passar batido’, ou seja, passamos a ignorar o alimento líquido, porque se está muito preocupado com o sólido.
 Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim: Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael de Caná da Galiléia: os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos. “Vou pescar” disse-lhe Simão Pedro. E eles disseram: “Nós vamos com você”. Eles foram entrando no barco, mas naquela noite não pegaram nada. Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não reconheceram. JOÃO 21:1-4
 Com o intuito de nos desviar da dor, do sofrimento, almejamos caminhos diferentes, os quais aceitará menor esforço. Com isso nos desviamos do caminho da Cruz. O nosso comodismo, ou a busca pelo mesmo nos cega para Jesus, nos torna seres carnais.
 Após um longo ensinamento que durou mais ou menos três anos, nos quais os discípulos de Jesus conviviam com o Caminho, a Verdade e a Vida por causa de seus afazeres não mais reconheceram Aquele que lhes deu vida.
Isso pode acontecer com todos nós, pois não estamos imune a cair. Mas uma coisa é certa, você, mais do que ninguém tem que acreditar na capacidade que você tem. É necessário se enxergar como Deus lhe enxerga. Porém ele não vai correr por você, não vai estudar por você, nem trabalhar, mas estará com você. É importante nos aperfeiçoarmos como instrumentos nas mãos do Pai. Se concentrar e ir. Buscar forças e ir. Não podemos limitar Deus, querendo limitar nossa capacidade.

- Lailla Fernandes.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sacrifício

Sacrifício (É a doação de algo valioso, em troca de algo mais valioso ainda),(A doação de vida, em troca da vida de muitos, Jesus Cristo)

 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Romanos 12:1)

 Em toda a bíblia nós vemos os sacrifícios sendo tratados como ofertas de adoração à Deus e como uma forma de expressar nossa devoção à Deus. E sacrifício nada mais é do que morte, renúncia…
 Nos dias de hoje, podemos até não perceber, mas estamos mais envolvidos com sacrifícios do que imaginamos, porém é um tipo diferente de sacrifício. A sociedade moderna está cada vez mais voltada para o "eu" e por conta disso realizamos vários sacrifícios em prol de nós mesmos, sendo que muitas vezes esses sacrifícios visam o nosso prazer!

Quem nunca sacrificou o tempo de sono pra ficar jogando mais um pouco ou pra passar mais um tempo na internet? Quem nunca fez uma forcinha pra comer um pouco mais da sobremesa favorita sendo que já estava satisfeito? Acho que todos nós, né?! Esses são alguns exemplos, mas agora pense um pouco, quais são os sacrifícios que você tem feito para o seu benefício/prazer. Pensou? E agora, quais são os sacrifícios que você tem feito para Deus??

 Deus me fez esse confronto um tempo atrás com novelas que não me edificava em nada… eu sempre passei a maior parte do meu tempo assistindo tv e na internet. Esses dias estava pensando sobre isso, quantos tempo perdemos, e o que estamos oferecendo como oferta ao nosso Senhor... e gostaria que você meditasse sobre isso também.

 Quantas vezes estamos no culto e falamos pra Deus que não vamos levantar as nossas mãos porque estamos cansados? Que vamos ficar sentados no louvor ou que não vamos pular e dançar porque estamos cansados? Quantas vezes falamos pra Deus “Ah, Senhor, eu queria tanto orar, mas hoje não vai dar porque preciso ir dormir.”? Quantas madrugadas  passamos assistindo filme? E quantas madrugadas passamos orando e lendo a bíblia?

 Sem sacrifício não existe adoração! Sacrifício vivo é estar vivo no altar quando o fogo começa a queimar… dói! Mas sem sacrifício não existe adoração! Assim como eu dava meu maior tempo assistindo coisas que não me edificavam em nada eu preciso dar algo a mais pra Deus! E assim como você dá algo a mais pra alguma coisa que te da prazer, você precisa dar algo a mais pra Deus. Hoje, toda vez que vou pra igreja e estou um pouco cansada ou com alguma dor, eu lembro disso e falo “Deus, não importa a dor ou o cansaço, eu vou te dar o meu melhor!”.
 Jejum é sacrifício! Quando foi a última vez que você jejuou? Abrir mão do nosso tempo de lazer ou da nossa atividade preferida pra ir orar, é sacrifício. Renunciar o nosso ‘eu’, os nossos desejos, os nossos sonhos e entregar para Deus e segui-lo, colocando toda a nossa energia e recursos a disposição dEle e confiando nEle para nos guiar, isso é devoção… isso é sacrifício… isso é adoração!
- Cíntia Cristina.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Seja o exemplo!

“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. Gálatas: 5:25


Com certeza você já deve ter ouvido alguém mencionar (seja para com outra pessoa ou diretamente para você), a seguinte pergunta: Qual é a sua tribo? Esse tema já foi abordado em campanhas sociais, publicitárias, educativas, enfim, é algo bastante amplo. Tão amplo que dá para ser abordado até no meio cristão, acredite se quiser!
Muitas pessoas leem a bíblia apenas para cumprir tabela, como se diz na linguagem popular, leem somente para preencher uma rotina diária que já foi estabelecida e não atentam em prestar atenção e assimilar o conteúdo que está sendo lido. Como uma de nossas blogueiras já disse, em um de seus artigos postados aqui no blog, ler a bíblia sem refletir é como comer sem mastigar! Para um cristão ganhar almas, ele precisa se comportar como a bíblia ensina, pois colhemos o que plantamos. Suas atitudes influem e muito no tipo de pessoa que vai estar ao seu redor. Seu jeito atrai personalidades parecidas com a sua, portanto, se você age verdadeiramente como um cristão, as pessoas, quando perto da sua presença acabam refletindo o que você demonstra ser. Então, se as pessoas do nosso lado não acendem nem um pouco a luz de Jesus, é por que nós não estamos as iluminando o suficiente.
Nosso dever é mostrar, sem medo de sermos felizes e sem um pingo de vergonha, qual é a nossa tribo. E a nossa tribo é Jesus, amados. Se Cristo realmente habita dentro de nossos corações, e é o nosso maior amor, Ele tem que estar presente em todas as nossas atitudes. Quando estamos apaixonados não paramos de pensar na pessoa amada, e se deixar, falamos dela o tempo todo... Mas, se amamos tanto Jesus, como dizemos que amamos, por que falhamos tanto com Ele? Por que muitas vezes preferimos fazer outras coisas a estar na presença dEle? Mas, sobre o que eu estou escrevendo? Religiosidade? Não, sobre adoração e amor a Deus! Uma vida de adoração não se resume apenas em célula, culto, escola de líderes/CMC, oração e leitura bíblica. Adorar á Deus é refleti-lo nos mínimos detalhes; é viver o evangelho... Melhor, É SER O EVANGELHO!
Faça a sua parte, assuma que pertences a tribo de Cristo e tudo cooperará para o seu bem!
- Que o amor de Deus seja sempre o combustível de nossas vidas. Ele é bom e Ele vive!

- Victor de Medeiros.