quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Permanecendo nEle

 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”
João 15:1-5

Vemos que durante essa passagem Jesus usa muito o verbo “permanecer”. Temos alguns significados para essa palavra:

v.pred. e v.i. Seguir existindo; manter-se ou conservar-se; continuar
v.t.i. Persistir com veemência; insistir

E essa palavra não é usada por acaso não, Jesus quis dizer exatamente isso no texto citado acima, pois esse é o tipo de relacionamento que Ele deseja ter conosco. Não pense que o permanecer em Cristo é simplesmente ir a igreja. Não! Isso é importante, mas não é só isso! Ele deseja que permaneçamos em seu amor, que venhamos buscar sempre intimidade com Ele, aprendermos a ouvi-Lo, a andarmos com Ele. Resumindo, conhece-Lo.
Também é bem perceptível quando Jesus nos diz que sem Ele não podemos fazer coisa alguma. Com o nosso próprio esforço não vamos chegar muito longe, confiar no nosso “eu” é um erro gravíssimo.

“Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.” (Versículo 6)
Quando tentamos fazer as coisas por nós mesmos, não permanecemos nEle, e consequentemente, Ele corta o ramo que é jogado fora e depois seca, ou seja, o ramo morre. Não podemos gerar frutos se não permanecemos na videira verdadeira, ramo nenhum da fruto por si mesmo.

No versículo 7 vemos que:
“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
O que Jesus quis dizer com “pedirão o que quiserem e lhes será concedido” muitas vezes não é sobre os nossos desejos nem nossas vontades. Como assim? Bom, no começo do versículo Ele fala que se nós permanecemos nEle e as palavras dEle em nós poderemos pedir, mas o que acontece quando estamos verdadeiramente ligadas ao nosso Pai? Não pedimos por coisas para satisfazer a vontade do nosso coração. Nossa comunhão com Ele é tamanha, que aprendemos a orar a Deus para pedir coisas que Ele quer que nós tenhamos.

"Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.
Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço." (versículo do 8-10)

Que a cada dia venhamos buscar conhecer mais e mais o nosso Pai, buscar o relacionamento que Ele quer ter conosco, obedecendo seus mandamentos, permanecendo em Seu amor, pois só assim poderemos gerar frutos para a glória de Deus!

Fiquem na paz do nosso Senhor Jesus!

Mariana Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário