quarta-feira, 18 de março de 2015

Decidindo por Deus




Quantas vezes hoje você já decidiu algo? 2... 3... 5? Bem, acredito que desde o seu levantar você vem fazendo isso. Afinal, você decidiu levantar, decidiu tomar café, tomar banho e fazer o que você tinha pra fazer. Até aí nada anormal. Você continua tomando decisões. Você vai pro colégio/universidade/trabalho faz o que tem que fazer e volta pra casa. Então, cada decisão que você tom... EI! PERAI! Isso tudo é mesmo uma decisão? Pare e pense... São mesmo decisões? Segundo o dicionário a palavra decisão significa resolução; determinação; sentença. O que você tem decidido na sua vida? A decisão te leva a uma mudança em relação a algo, e isso acontece quando temos entendimento. A bíblia nos mostra várias pessoas que tomaram decisões. Mas quero destacar aqui 4 jovens. 
“Depois o rei ordenou a Aspenaz, o chefe dos oficiais da sua corte, que trouxesse alguns dos israelitas da família real e da nobreza: jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei. (...) Entre esses estavam alguns que vieram de Judá: Daniel (Beltessazar), Hananias (Sadraque), Misael (Mesaque) e Azarias (Abede-Nego).” Dn 1:3-4,6

Estes homens eram todos jovens de excelência, como a própria bíblia fala, e o rei se preocupou em cuidar da aparência deles e designou uma porção diária de comida e de vinho da sua própria mesa para que fossem fortes e saudáveis (v. 5). “Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei (...).” (v.8).  Daniel sabia que toda a sua força e saúde vinham de Deus, então decidiu comer apenas vegetais e água juntamente com os outros 3 jovens. Logo mais o versículo 15 diz que “eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei.”  Daniel decidiu não se tornar impuro para continuar sendo separado para Deus. Outra decisão tomada pelos jovens é quando o rei Nabucodonosor faz uma imagem de ouro de 27m de altura e 2m e 70cm de largura, erguendo-a na província da Babilônia, e decretando que TODOS deveriam se prostrar e adorar a imagem de ouro, e quem fosse contra o decreto seria lançado numa fornalha em chamas. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego decidiram por não adorar a imagem e foram decretados à fornalha. 

“Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandastes erguer.” Dn 3:16-18

O rei ficou furioso e mandou jogá-los na fornalha. Porém depois saíram ilesos. Outra decisão notável foi quando o rei (agora Dario) decretou que ninguém poderia orar a Deus num período de 30 dias. Assim que Daniel soube, foi ao seu quarto orar como de costume. O rei ficou sabendo e ordenou para que jogassem Daniel na cova dos leões. E assim foi. Mas no dia seguinte, ele apareceu ileso. Todas essas decisões refletiam o que eles criam. Refletia que não era uma escolha servir a Deus, e sim uma decisão! Era algo certo, sem dúvida, sem incerteza, sem meio-termo... Era aquilo e pronto! E não havia nada que fosse obstáculo. Eles não negociavam suas decisões. Eles sempre decidiram por Deus!

E você, já decidiu?     


Pietra Marques

2 comentários: