quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Jesus chorou?

A pergunta pelos motivos que Jesus chorou, sempre foi intrigante para mim. Sempre permanecia um resquício em querer aceitar um Jesus forte, poderoso, e que em consequência não chorava.
Mas aos poucos esta concepção mudou e a partir da compreensão da carta de Paulo aos Filipenses 2,6-12 passei a ter uma compreensão maior. Cristo se torna humano, participa da condição humana, mas por outro lado eleva o ser humano a condição divina. Um grande exemplo de amor pela humanidade em torná-la de condição divina com sentimentos divinos.
Assim o versículo de( João 11, 35 )revela o lado humano de Jesus:" Jesus chorou"
Considerado um dos menores versículos da Bíblia, temos o sujeito da frase (Jesus) e o verbo, entretanto nos revela uma das maiores verdades com respeito à personalidade de Jesus.
Jesus Cristo se fez uma pessoa normal, semelhante aos homens e mulheres de seu tempo, mas cheio do Espírito Santo de Deus. Como todo ser humano Ele ficou cansado nas longas caminhadas pelos desertos da Palestina, sentiu fome, precisou dormir, a dor e a tristeza se abateram sobre ele, sentiu saudade de um amigo (como no episódio da ressurreição de Lázaro) , enfim o Filho de Deus se fez uma pessoa comum semelhante a qualquer pessoa humana.
Pensar desta forma é muito importante no cristianismo, "Jesus se fez homem", porém muitos cristãos ainda imaginam o Jesus ressuscitado como uma pessoa sem sentimentos, que não chora (sinônimo de fraqueza) distante dos homens e mulheres, mas a verdade é esta de Hebreus 13,8:
“ Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje; ele o será para a eternidade”. (Hebreus 13,8)
Jesus que chorou um dia ao ver a dor dos seus amigos, revelando seu lado humano, ainda chora por nós hoje, ainda fica triste com as nossas tristezas, se alegra quando nos alegramos e vencemos as dificuldades. O episódio da ressurreição de Lázaro que mostra  a personalidade de Jesus, Ele não é indiferente a dor de outras pessoas, de seu amigo que morreu, ele foi sensível e chorou ao ver a dor de Maria e Marta quando morreu seu amigo Lázaro.  
                          Deus abençoe vocês, Graça e paz!  
Cíntia Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário