quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A perfeita imperfeição



"Mas ele ficou triste ao ouvir essas palavras e foi embora triste, pois era dono de muitas propriedades". (Marcos 10:22)

                Fala galera escolhida, santificada, nobre, justificada e unida em Cristo Jesus, tudo certo com vocês? Aleluia! Quero iniciar o nosso papo de hoje perguntando algo para vocês: o que te faz não desistir dos teus objetivos? o que te mantém de pé até hoje? o que te faz perseverar? o que te faz tá lendo esse artigo aqui hoje, agora, nesse momento? É queridão, existe mais coisa ligada entre o céu e a terra do que a gente pensa... Como diria o "matuto": "vamo continuar com o rumo da nossa prosa" pra ver onde a gente chega...
                O versículo que norteia o nosso artigo de hoje nos remete ao fim (triste fim por sinal) de uma das histórias mais conhecidas da bíblia, que é a do jovem rico. Vou tentar parafrasear de maneira bem simples (bem simples mesmo) o texto que você pode encontrar na íntegra lá no livro de Marcos 10:17-22. Mas já que tu tá aqui, termina de ler o artigo primeiro e depois tu ler o texto original na bíblia... vamos a um flash back para nos situarmos na história e chegarmos até o versículo que lemos acima:
                Certo dia Jesus tava caminhando quando se deparou com um jovem rico correndo em sua direção. Esse jovem perguntou a Jesus o que era preciso para ele ser perfeito. O nosso bom Senhor lhe respondeu o seguinte:
- Filhão, é só tu seguir os mandamentos bem direitinho e alcançarás a perfeição! - E disse quais eram os mandamentos: não mates, não adulteres, não roubes, não dê falso testemunho, não desonre ninguém, honra o teu pai e tua mãe e blá blá blá, tudo o que nós cristãos e até os que não são cristãos já estão bastante cansados de saber.
Mas aí o jovem respondeu:
- Pô Jesus, eu já tô ligado nisso aí, já faço tudo isso que o Senhor disse desde que sou pirralho...
Jesus parou um pouco e falou:
- Ah meu bom jovem, então tá tudo certo! Só te resta fazer uma coisa... larga tudo o que tu tem e me segue!
                Pronto! Parou aí, congela geral! Se a gente ler o texto bem direitinho e pararmos pra pensar pelo menos um pouco, vamos chegar a duas conclusões:
1) No fundo, no fundo o jovem não queria ser perfeito.
2) Existia algo na vida daquele jovem a qual ele colocava acima de todas as coisas e esse algo, sem dúvidas, não era Jesus.
                Se o jovem quisesse de fato ser perfeito, ele com certeza não mediria esforços para conquistar o seu objetivo. Sabe quando nós queremos muito, muito, mas muito comprar uma coisa e nos sacrificamos deixando de gastar dinheiro com "bobagens" afim só de ter logo aquilo que a gente tanto quer? Pronto, da mesma forma o jovem rico da bíblia agiria se ele realmente quisesse ser perfeito. Não temos limites quando queremos alguma coisa, queridos, e vocês sabem muito bem disso! Quando queremos muito (muito mesmo) comer uma sobremesa, não tem dieta e academia que nos impeça; quando queremos muito (muito mesmo) ver um filme não tem estudo ou cansaço que nos proíba e é por isso que hoje eu te digo, se você quer ser perfeito, se você quer amar a Deus sobre todas as coisas, se você quer ser santo, ou seja, separado do mundo, não há nada que possa te fazer desistir desse objetivo. O problema daquele jovem é que existia uma prioridade na vida dele. Ele optou por colocar o seu dinheiro acima de tudo. Ele depositou toda a sua expectativa de vida em algo que no fundo, no fundo não possui valor algum e foi justamente por essa escolha errada que ele comprometeu e prejudicou toda a sua vida.
                É por isso que hoje eu te pergunto, quer dizer, eu não, afinal de contas quem sou eu? Na verdade eu tô sendo perguntado junto com vocês também, tamo tudo no mesmo barco, galera...
Corrigindo:
                É por isso que hoje Deus nos pergunta: queres ser perfeito? Me amas acima de tudo?  Então vem e segue-me! Muitas vezes eu já julguei mal a atitude desse jovem que estamos falando. Quantas e quantas vezes eu falei: "que cara vacilão, meu irmão..." ou "caramba, que mancada, eu nunca que trocaria o dinheiro por Jesus..." . Será que não, queridos? Dinheiro possa até ser que não, mas e outra coisa? Será que eu não trocaria? Será que você não trocaria? Ou nós estamos cuidando da nossa vida com Deus o suficiente para estarmos apegados a Ele ao ponto de não troca-lo por nada... Porque se a gente for analisar direitinho, perceberemos que um dos grandes motivos que influenciou o jovem rico a não seguir Jesus foi o fato dele não priorizar Jesus. E é por isso que voltamos com a questão... O que temos priorizado? Será que tem algo no nosso cotidiano que nos desperta mais amor, carinho e vontade de tá perto do que Cristo?
                É... precisamos rever nossos conceitos, nossa postura, nossas prioridades. Precisamos identificar e assumir a nossa imperfeição para que possamos nos aproximar da grandiosa e revigorante perfeição de Deus, pois a nossa imperfeição nos leva a Sua perfeição!

- Que a paz do Senhor seja sempre contigo!

- Tamojunto na graça do evangelho!

- Victor de Medeiros

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

É pra mudar?

 Hoje pela manhã recebi uma mensagem que era assim: “Ontem, eu era inteligente, queria mudar o mundo. Hoje eu sou sábio, estou mudando a mim mesmo”. É uma frase muito boa, e se você parar pra pensar, faz bastante sentido. Quem nunca teve um pensamento de mudar alguma coisa na política, na educação, no bairro, no colégio, na rua, ou dentro de casa? Gritamos palavras revolucionárias e pensamentos que nos fazem brilhar os olhos de tanto confronto! Porém, há um pequeno detalhe que quase todo mundo esquece... Você. Não, não, você não leu errado. É isso mesmo: você. Eu.
“Porque você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho”? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho?
Lc 6:41-42(a)
 Jesus nos ensina uma coisa interessante: só temos propriedade para falar de algo quando somos exemplo naquilo. Declarar palavras é muito fácil, apontar erros é muito fácil, entrar em bate-boca e discussão é muito fácil, agora viver o que se defende é muito corajoso! Antes de querer apontar ou falar de algo, olhe para si. Comece a mudança em você. Imagine um professor. Se ele não chegar no horário da aula, provavelmente seus alunos também não chegarão, porém, se ele chegar, os seus alunos serão “obrigados” a chegar na hora por conta do exemplo da figura do professor. As pessoas mudam com exemplos, tome a história do próprio Cristo como modelo. As pessoas mudavam porque Jesus VIVIA A PALAVRA, antes de tudo. Antes de querer mudar o mundo, se deixe mudar pela palavra de Deus!
Fiquem com Deus.
Pietra Marques

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Palavras vazias




Certa vez um homem extremamente sábio resolve contar uma breve história aos seus seguidores por ter percebido que alguns daqueles que estavam nas redondezas de sua cidade achavam-se melhores que os outros e por isso desprezavam os seus irmãos. Se liga na história:

Haviam dois homens. Um deles era um cara muito religioso, podemos dizer que era uma pessoa muito intolerante quando se tratava de questões religiosas, este pertencia a um grupo do judaísmo que era chamado de fariseus. O outro homem não era um cara tão religioso assim, muito pelo contrário, este homem era um publicano, uma das profissões mais odiadas dá época. Os publicanos eram odiados pelo fato de cobrarem impostos injustos e ficarem ricos por causa disso, além de serem considerados traidores pelo seu povo por servirem ao império romano.
O fariseu seguia sua rotina, foi ao templo orar como de costume. Era um dia normal, até o momento em que entrou no templo e encontrou um dos caras mais odiados por aquela sociedade, um ser visivelmente imperfeito buscando literalmente a um Deus que é simplesmente perfeito. O publicano se humilhava diante de Deus pedindo perdão pelos seus pecados e de tão imperfeito que se achava ficou distante do fariseu por não se sentir digno de aproximar-se de uma pessoa tão “pura...” Enquanto isso o fariseu também orava a Deus, porém de uma maneira totalmente diferente. Ao invés de se humilhar, se exaltava. E afirmava diante do único perfeito, a sua própria perfeição.

Sim essa história é a mesma que se encontra em Lucas: 18:9-14, só que em outras palavras.

Não quero aqui exaltar o publicano nem muito menos menosprezar o fariseu, ambos eram pecadores assim como nós e precisavam da presença de Deus. O que quero chamar atenção aqui, são para as palavras...

Você sabia que as orações que fazemos são palavras proferidas? Sim, é claro que você sabia. Mas talvez o que não saibamos é que Deus não aceita palavras vazias... Na verdade as palavras servem como meio de transporte para nossos corações. Pois é isso que Ele deseja, a sinceridade do nosso coração.
Quantas palavras vazias temos falado? Olhemos para nós mesmos e não para o outro. Quantas canções vazias temos cantado?
Não importa se as palavras são bonitas, o que verdadeiramente importa é se essas palavras transportam ou não um coração.

Que cada canção ecoada e cada palavra proferida sirvam de meio de transporte para (e)levar nosso coração a quem ele realmente pertence.
Ele deseja o seu coração!


João Carlos

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Um passo de cada vez

"Que faculdade devo escolher? Mas, e o meu futuro emprego, como será? Serei despedido alguma vez? Talvez eu faça algo estúpido."
"Por isso gostava de ser criança, eu não precisava fazer nada!"

Já parou e percebeu que tendemos a ficar assim as vezes? Ansiosos demais com o futuro e com saudade do passado. O que está escrito acima é um exemplo, claro. E não tem nada de errado em se pensar no futuro e fazer planos! O problema nasce quando tornamos esses pensamentos um peso para nós mesmos.

Em Lucas 12:22-34 (Leia! ;) )
Jesus nos alerta para não andarmos apreensivos com a nossa vida, nosso corpo, nem sobre o que comer ou vestir. Mas que busque o seu Reino, que essas coisas nos serão acrescentadas.

Ou seja, é essencial ter planos e pensar no futuro, mas não de uma forma que nos deixe ansiosos e preocupados, pois assim demonstramos que não confiamos em Deus. Deus é um pai bastante atencioso, Ele quer que sejamos bem sucedidos, mas quer prioridade na busca de seu Reino, pois enquanto cuidamos dele, nosso Pai está cuidando do nosso futuro.
Em 2 coríntios 2:19 Ele nos diz que sua graça é suficiente! Só poderemos desfrutar dela com fé e aprendendo a viver um dia de cada vez.

O passado nos ensinou lições valiosas, mas não devemos passar tanto tempo lembrando dele, porque facilmente nos lembraremos de algo desagradável. O nosso próprio Deus já esqueceu dele! Portanto, não insista em relembrar.
É no presente que devemos viver, manter nossos pensamentos e corações tranquilos e descansados em Deus, estando atento para o que Ele nos fala no nosso dia-a-dia! 
O futuro, está nas mãos de Deus. Que nos da confiança em saber que Ele é o melhor para cuidar de nossa vida.

"Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." (Jeremias 29:11)

A Graça e a paz de Jesus Cristo!

Mariana Ramalho