quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A perfeita imperfeição



"Mas ele ficou triste ao ouvir essas palavras e foi embora triste, pois era dono de muitas propriedades". (Marcos 10:22)

                Fala galera escolhida, santificada, nobre, justificada e unida em Cristo Jesus, tudo certo com vocês? Aleluia! Quero iniciar o nosso papo de hoje perguntando algo para vocês: o que te faz não desistir dos teus objetivos? o que te mantém de pé até hoje? o que te faz perseverar? o que te faz tá lendo esse artigo aqui hoje, agora, nesse momento? É queridão, existe mais coisa ligada entre o céu e a terra do que a gente pensa... Como diria o "matuto": "vamo continuar com o rumo da nossa prosa" pra ver onde a gente chega...
                O versículo que norteia o nosso artigo de hoje nos remete ao fim (triste fim por sinal) de uma das histórias mais conhecidas da bíblia, que é a do jovem rico. Vou tentar parafrasear de maneira bem simples (bem simples mesmo) o texto que você pode encontrar na íntegra lá no livro de Marcos 10:17-22. Mas já que tu tá aqui, termina de ler o artigo primeiro e depois tu ler o texto original na bíblia... vamos a um flash back para nos situarmos na história e chegarmos até o versículo que lemos acima:
                Certo dia Jesus tava caminhando quando se deparou com um jovem rico correndo em sua direção. Esse jovem perguntou a Jesus o que era preciso para ele ser perfeito. O nosso bom Senhor lhe respondeu o seguinte:
- Filhão, é só tu seguir os mandamentos bem direitinho e alcançarás a perfeição! - E disse quais eram os mandamentos: não mates, não adulteres, não roubes, não dê falso testemunho, não desonre ninguém, honra o teu pai e tua mãe e blá blá blá, tudo o que nós cristãos e até os que não são cristãos já estão bastante cansados de saber.
Mas aí o jovem respondeu:
- Pô Jesus, eu já tô ligado nisso aí, já faço tudo isso que o Senhor disse desde que sou pirralho...
Jesus parou um pouco e falou:
- Ah meu bom jovem, então tá tudo certo! Só te resta fazer uma coisa... larga tudo o que tu tem e me segue!
                Pronto! Parou aí, congela geral! Se a gente ler o texto bem direitinho e pararmos pra pensar pelo menos um pouco, vamos chegar a duas conclusões:
1) No fundo, no fundo o jovem não queria ser perfeito.
2) Existia algo na vida daquele jovem a qual ele colocava acima de todas as coisas e esse algo, sem dúvidas, não era Jesus.
                Se o jovem quisesse de fato ser perfeito, ele com certeza não mediria esforços para conquistar o seu objetivo. Sabe quando nós queremos muito, muito, mas muito comprar uma coisa e nos sacrificamos deixando de gastar dinheiro com "bobagens" afim só de ter logo aquilo que a gente tanto quer? Pronto, da mesma forma o jovem rico da bíblia agiria se ele realmente quisesse ser perfeito. Não temos limites quando queremos alguma coisa, queridos, e vocês sabem muito bem disso! Quando queremos muito (muito mesmo) comer uma sobremesa, não tem dieta e academia que nos impeça; quando queremos muito (muito mesmo) ver um filme não tem estudo ou cansaço que nos proíba e é por isso que hoje eu te digo, se você quer ser perfeito, se você quer amar a Deus sobre todas as coisas, se você quer ser santo, ou seja, separado do mundo, não há nada que possa te fazer desistir desse objetivo. O problema daquele jovem é que existia uma prioridade na vida dele. Ele optou por colocar o seu dinheiro acima de tudo. Ele depositou toda a sua expectativa de vida em algo que no fundo, no fundo não possui valor algum e foi justamente por essa escolha errada que ele comprometeu e prejudicou toda a sua vida.
                É por isso que hoje eu te pergunto, quer dizer, eu não, afinal de contas quem sou eu? Na verdade eu tô sendo perguntado junto com vocês também, tamo tudo no mesmo barco, galera...
Corrigindo:
                É por isso que hoje Deus nos pergunta: queres ser perfeito? Me amas acima de tudo?  Então vem e segue-me! Muitas vezes eu já julguei mal a atitude desse jovem que estamos falando. Quantas e quantas vezes eu falei: "que cara vacilão, meu irmão..." ou "caramba, que mancada, eu nunca que trocaria o dinheiro por Jesus..." . Será que não, queridos? Dinheiro possa até ser que não, mas e outra coisa? Será que eu não trocaria? Será que você não trocaria? Ou nós estamos cuidando da nossa vida com Deus o suficiente para estarmos apegados a Ele ao ponto de não troca-lo por nada... Porque se a gente for analisar direitinho, perceberemos que um dos grandes motivos que influenciou o jovem rico a não seguir Jesus foi o fato dele não priorizar Jesus. E é por isso que voltamos com a questão... O que temos priorizado? Será que tem algo no nosso cotidiano que nos desperta mais amor, carinho e vontade de tá perto do que Cristo?
                É... precisamos rever nossos conceitos, nossa postura, nossas prioridades. Precisamos identificar e assumir a nossa imperfeição para que possamos nos aproximar da grandiosa e revigorante perfeição de Deus, pois a nossa imperfeição nos leva a Sua perfeição!

- Que a paz do Senhor seja sempre contigo!

- Tamojunto na graça do evangelho!

- Victor de Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário