quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Stop

         Graça e paz, queridos! Como estão todos e todas? Espero que bem! E caso não estejam, profetizo no nome de Jesus que fiquem após terminarem a leitura desse artigo, amém? (Confirma, diz amém também, não me deixa no vácuo...)
            Bom, gostaria de conversar com vocês hoje sobre dois personagens que particularmente chamam muito a minha atenção sempre que cruzo com as histórias deles durante as minhas leituras diárias. Estou falando do rei Saul e do rei Davi.
            Ao lermos o capítulo 8 de 1 Samuel, veremos que o povo de Israel está clamando constantemente a Deus por um rei. Eles não se conformam em ter o Deus todo poderoso a disposição deles, suprindo todas as necessidades e cuidando de tudo que fosse necessário. Os israelitas queriam ter um rei de carne e osso. Queriam poder tocar no seu rei, olhar nos olhos dele, poder descrever as suas características físicas. Em outras palavras: eles queriam ter um rei que eles pudessem ver, para que assim pudessem ter total certeza de que tinha alguém olhando por eles.
            Após tantos pedidos, Deus resolveu atender a vontade do povo de Israel e escolheu o jovem Saul para ser o rei de todo o reino de Israel. Saul era jovem e bonito, e a bíblia diz que quando ele foi ungido pelo profeta Samuel como rei, o Espírito do Senhor se apoderou sobre ele (1 Samuel 10:06) e que depois disso o novo rei alcançou muitas conquistas para o povo de Israel, conquistas essas que só foram possíveis pelo fato do Espírito de Deus está com Saul.
        Passado um tempo que já tinha assumido o trono, Saul já não se dedicava mais ao seu relacionamento com Deus. Agia de forma desagradável aos olhos do Senhor e deixou a sua fé e o seu temor por Deus se esfriarem. Foi nesse momento que, em outras palavras, Deus disse: “stop”. Ou seja, “parou”. Não dá para andarmos nos caminhos do Senhor sem temor. É necessário o respeito, a dedicação e o zelo. Quando não cumprimos determinada missão que o Senhor nos deu com a devida excelência, Ele mesmo a retira de nós. Quando permitimos que os nossos interesses pessoais afetem na qualidade do nosso ministério, Deus dá uma “trégua” conosco.
            Entendam, queridos, Deus é muito educado. Ele não força barra nenhuma, cara. Se Ele percebe que você não está a fim de fazer o que Ele lhe pediu, não se preocupe, Ele vai passar a bola pra outro que possa fazer com mais carinho e atenção. A obra segue, amado. Deus não depende exclusivamente de nós pra seguir com os planos dEle. Se quisermos colaborar, amém. Se não, obra que segue. Ele é onipotente. Pode tudo, inclusive escolher e capacitar alguém para nos substituir.
            É aí que Davi entra na história. Depois de todos os vacilos de Saul, Deus resolveu colocar alguém no lugar dEle, e escolheu e capacitou Davi. Se lermos o capítulo 23 de 1 Samuel, perceberemos nos versículos 2 e 4 a notável dependência que Davi tinha do Senhor, quando fala que “Davi consultou ao Senhor”. Isto é, ele se importava com a opinião de Deus. Ele procurava saber se Deus aprovava ou não o que ele pretendia fazer. Ele se RELACIONAVA com o seu rei.
            Eis que agora eu vos pergunto: como anda nosso relacionamento com Deus? Estamos nos comportando da forma correta ou estamos precisando de um “stop”? Podemos seguir em frente ou devemos parar, corrigir o nosso erro e seguir em frente? Entendam que quando eu digo “parar” não estou sugerindo que você se desvie ou saia da Igreja. Muito pelo contrário! Estou sugerindo que você tenha um encontro face a face com Deus (peniel) e descubra junto com Ele no que você pode melhorar para que não venha a parar. Lembrem-se de que o diabo é astuto. Ele vai agindo pelos cantos. Nos enfraquecendo aos poucos, para atacar quando menos esperarmos (1 Pedro 05:08), portanto, estejam sempre atentos e firmes, em oração e em obras.
                                                                                                                          
Que Deus nos faça sempre forte!
Tamojunto

- Victor de Medeiros.

Um comentário:

  1. IPedro5:
    7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.
    8 Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.
    9 Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos.
    10 Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança.
    11 A ele seja o poder para sempre! Amém!

    ResponderExcluir