quarta-feira, 15 de março de 2017

Feitos de barro


"Pois nós não anunciamos a nós mesmos; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor e a nós como servos de vocês, por causa de Jesus. O Deus que disse: “Que da escuridão brilhe a luz” é o mesmo que fez a luz brilhar no nosso coração. E isso para nos trazer a luz do conhecimento da glória de Deus, que brilha no rosto de Jesus Cristo.  Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como vasos de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós." 2Coríntios 4:5-7 


Como vasos de barro. Antes de nós aprofundarmos nesses versículos, quero que você pense comigo, o que é ser um vaso de barro? Se procurarmos na Bíblia, veremos que somos comparados a esse termo algumas vezes: 

"Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti." Isaías 64:8 

"As tuas mãos me fizeram, me deram forma e agora essas mesmas mãos me destroem.  Lembra que me fizeste de barro; vais me fazer virar pó outra vez?"
Jó 10:8‭-‬9 

Podemos perceber algo nesses versículos: é nítido que existe um Oleiro (aquele que dá forma ao barro) o Criador; e a criação, aquilo que é formado. 
Deus é Oleiro, o Criador. Nós somos o vaso, aquilo que foi/é formado. 

E já voltando para a primeira passagem que lemos, nos é falado que temos esse tesouro espiritual, e que somos (novamente) um vaso de barro. Para entendermos melhor, vamos refletir em três tópicos:

• O que seria esse tesouro?
Nosso tesouro espiritual é aquilo que nos é concedido pela graça de Deus. Tal como nossa salvação, as boas novas, a esperança e etc. 

• Qual a essência desse tesouro?
Jesus Cristo! Pois nada teríamos se Ele não nos tivesse concedido. Tudo é dEle, por Ele, e para Ele. Tudo que somos, o que vamos ser, é graças a Jesus. 

• Qual a nossa postura em relação a isso?
Nossa postura como vasos de barro, faz toda diferença. Leia comigo: 

"Numa casa grande não existem somente vasilhas de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro. Algumas são para fins honrosos, outros para fins desonrosos. Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra." 2Timóteo 2:20‭-‬21 

Aqui, Paulo, novamente nos atenta a algo: existem finalidades para os vasos de barro. Aqueles que tem fins honrosos e desonrosos.
Se você analisar sua vida até esse ponto, o que pode concluir? Tem se preparado para ser útil ao Senhor, ou apenas está satisfeito em manter tal aparência? 

É preciso tomar uma decisão. Já sabemos que existem apenas duas consequências. Seja aquele que se purifica com aquilo que é Santo, que não se embaraça com as coisa desse mundo, alguém que é maleável nas mãos do Senhor, para que Ele o forme do modo que Lhe agrada. No final da primeira passagem, fecha com chave de ouro tudo que foi falado nesse Artigo:  Tudo isso, tudo o que somos é para demonstração do poder de Deus, não nosso. 

A graça e paz do nosso Senhor Jesus!

Mariana Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário