quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A diferença entre carregar o fardo e carregar a cruz

 “Você é uma cruz que eu tenho que carregar” ou “Isso é uma cruz na minha vida”, são frases que você já deve ter ouvido alguém falar alguma vez. As pessoas entendem a cruz como um peso ou algo que lhe é imposto como obrigação e que você deve conviver com isso. Na verdade, o nome disso é fardo. Segundo o dicionário, a palavra fardo significa o que custa a suportar, ou, o que impõe responsabilidade.
 Jesus fez em nosso nome o que viríamos a fazer a partir daquele momento em nossas vidas; e a bíblia relata o seu trajeto e as suas ações enquanto ele carregava a cruz, onde na verdade não era só a madeira, mas todos os nossos pecados. Ele não reclamou, Ele não se negou, Ele recebeu insultos (“Os que passavam por ali caçoavam dele, balançavam a cabeça e o insultavam [...] os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes judeus também caçoavam dele [...] e até os ladrões que foram crucificados com Jesus também o insultavam” Mt 27:39,41,44) e mesmo assim não revidou.
 Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã. Isaías 53:7.
 A cruz representa a renúncia e o amor. A qualquer momento Jesus poderia fazer com que todos que o humilharam, o exaltassem porque Ele é Deus. Mas Ele renunciou a sua própria natureza santa e se fez como nós. Não pecador, mas homem.
 Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Mateus 16:24.
 Jesus pede que tomemos a nossa cruz diariamente porque ela representa o “reconciliar com Deus os dois em um só corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ef 2:16”. Qualquer um que queira se achegar a Deus deve primeiramente tomar a sua cruz. E então, segui-lo. E o nosso fardo que antes era pesado, agora será leve por estarmos debaixo do jugo do Senhor, ou seja, em servidão. O Senhor não nos desamparará, mas nos ajudará em tudo.
 Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mt 11:28-30.

 Fiquem com Deus e andem sempre com a sua cruz!

Pietra Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário