segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Entrevista com o Pastor Paulo Batista

Nesta semana entrevistamos o Pastor Paulo Batista. Vamos saber mais sobre ele, sua vida com Deus, o inicio de sua caminhada.

Blog: Como foi sua conversão?

Pastor Paulo Batista: Em minha conversão houve um fato inusitado. Uma pessoa pregou pra mim sobre 2Cr 7:14 durante três meses. E durante esse período, ela queria que eu entendesse que era preciso se humilhar, como eu não conhecia nada da bíblia eu entendia que humilha- se era rastejar, era uma coisa ruim. Mas depois eu compreendi que o versículo falava humilha- se, ou seja, abrir mão da nossa vida por causa da vida de Deus.

Blog: Seus pais também aceitaram a Jesus? Como foi a reação da família?

Pastor Paulo Batista: Não, meus pais não aceitaram a Jesus. Eles achavam que era uma coisa da "moda da época" que logo eu deixaria e perderia o interesse.

Blog: Como é sua vida em família?

Pastor Paulo Batista: No inicio, como nós somos uma família enorme, de nove irmãos, a gente já vivia unido. Mas com Cristo aprendemos a respeitar um ao outro de uma forma que esse respeito pudesse produzir algo entre nós, que nos proporcionasse nobreza. Porque antes a gente não tinha nobreza na família, quando a gente falava que algo era meu, era meu! Mas depois de Cristo, quando eu tinha algo, queria repartir com meus irmãos.

Blog: Qual a maior dificuldade que o senhor já enfrentou? Fale um pouco de sua experiência como pastor hoje.

Pastor Paulo Batista: A maior dificuldade no tempo de conversão, é que me converti um pouco velho. Já tinha uma vida social, e essa vida me dava algumas regalias, eu trabalhava em uma empresa de telecomunicações, jogava bola, e por jogar bola, esse ato me dava regalias na sociedade. Quando eu converti tive que abrir mão dessas regalias, e quando acontece isso a gente acha que está ficando sozinho, que foi jogado para escanteio, acha que ninguém gosta da gente, mas logo eu superei com a leitura da palavra. E hoje como pastor a maior dificuldade é ver as pessoas, jovens se perdendo nas mãos do inimigo mesmo que a gente tente resgata-los de lá.

Blog: Como pastor, você sente que tem uma grande responsabilidade nas mãos?

Pastor Paulo Batista: O pastorado é algo importante na vida de uma pessoa. Se você entender que o pastorado é sofrimento, a sua vida será sempre constrangida pelas mãos do inimigo. Mas se você entender que o pastorado é algo de excelência, e que tudo que você faz é aprovado por Deus, todos os dias quando você colocar a cabeça no travesseiro você entende que teve uma vitória.

Blog: Sabendo que vivemos em uma sociedade com tantos prazeres e distrações, o que a igreja vem fazendo para atrair os fieis?

Pastor Paulo Batista: O evangelho verdadeiro demonstra para as pessoas e para a sociedade que é impossível resistir ao amor de Cristo. Se nós andarmos pelo legítimo evangelho não precisaremos fazer força para explicar ou levar as pessoas a ter o entendimento, e usando o entendimento humano para compreender Deus. Imediatamente ela compreenderá que precisa se arrepender porque a palavra ministrada hoje, ela traz um tipo de luz que muita das vezes está apagada dentro da pessoa. E quando a pessoa houve da forma que falamos, essa pessoa é capaz de analisar e perceber que está na presença de Deus através da vida de Cristo é melhor do que está fora.

Blog: Quando você sentiu que o seu chamado era para o ministério pastoral? E como foi essa experiência?

Pastor Paulo Batista: Eu gosto muito de ler e fazer pesquisas, no primeiro momento eu achei que não tinha nada haver, que era comum, normal, mas aconteceram algumas coisas ao longo da convivência com a Igreja, principalmente com as células, que eu vi que não era de mim. Por exemplo: Uma pessoa estava resistindo a pregação do evangelho, e na hora veio no meu coração um desejo para dá um beijo na testa dessa pessoa. Quando eu beijei na testa dele, ele recebeu imediatamente o evangelho. Outra pessoa foi com um abraço, ela recebeu o evangelho imediatamente, e mais algumas coisas como orando por pessoas, intercedendo por elas,  eu percebi que a minha intercessão tinha efeito, e que minha oração também. Então veio no meu coração oprimir, entrar numa escola, fazer teologia e no final eu percebi que havia um dom pastoral, que o pastor ele tem que fazer algo, ele reconcilia as vidas com Cristo, com Deus, o Espírito Santo e a palavra, sem levar as honras para si, a honra é sempre de Cristo Jesus nosso Senhor.

Blog: Como você vê a Igreja de hoje, quais os pontos negativos e positivos?

Pastor Paulo Batista: A Igreja não tem pontos negativos, nós não somos capazes no nosso entendimento, ainda que muitos teólogos da terra tentem, mas jamais teremos condições de citar qualquer ponto negativo da Igreja. Porque ela é a noiva de Cristo, e o noivo quando escolhe uma noiva, essa noiva não tem defeitos, ainda que ela possa parecer que cambaleia que está com seus trajes sujos ou rasgados, o noivo mesmo assim aceita com todo carinho e ela certamente será restaurada, renovada até o dia do encontro com Cristo Jesus nosso Senhor.

Blog: O pastor é responsável por algum projeto? Se sim, como ele nasceu e como é desenvolvido?

Pastor Paulo Batista: Temos um projeto no coração que se chama “Estuda menino’’. Esse projeto é um gatilho que as famílias e os próprios pais já colocam dentro das crianças, dizendo" Estuda menino!". Um dia falando com Deus, o Senhor me deu um projeto de auxiliar as pessoas, para que elas tenham um senso crítico com base no livre arbítrio de Deus segundo a palavra. Esse senso não crítico impede que a pessoa seja escrava. Escrava de uma cadeira, de uma televisão, de satanás, de pessoas. Quando a pessoa tem um senso crítico, é pautado na bíblia pala ação do Espírito Santo e pela vida de Cristo, ninguém nessa terra é capaz de fazê-lo escravo, há não ser que ela queira por si só a vida a tal pessoas como Cristo Jesus.

Blog: Qual a diferença de um chamado missionário e pastoral?

Pastor Paulo Batista: O chamado pastoral é um chamado para que você possa cuidar de almas, estabelecer uma base e a partir dessa base você ter condições para elaborar projetos, para alcançar a sua vizinhança. A bíblia já fala de Samaria, do local o intermediária e os confins da terra . Quando ela diz isso é necessário ter uma base para sair á parte missionária. Hoje o que eu entendo é que o missionário não pode ser enviado sem o recurso de uma base qualquer, porque senão ele tende a não alcançar sucesso na parte missionária.

Blog: Quem é Jesus para você? E o que Ele representa na sua vida?

Pastor Paulo Batista: Jesus é algo que brotou no mundo dado por Deus, e da forma que ele foi injetado no mundo deu chance a todo e qualquer ser humano que queira restaurar a sua vida pessoal voluntariamente. Cristo em si é a vida, Cristo em si é a restauração e o renovo e a libertação, a cura, o arrependimento e a estabilização do ser da vida humana na terra. Ele é capaz, sozinho, só através de seu nome, de restaurar tudo em sua volta e ele hoje representa para cada ser humano nessa terra a vida que vem de Deus.

Blog: Deixe uma mensagem para aqueles que estão na caminhada.

Pasto Paulo Batista: Não desista! A bíblia fala: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós para que vades e deis fruto, o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedires ao pai ele vo-lo conceda.( João 15:16) Através dessa mensagem você é capaz de compreender a profundidade, a altura e a largura do ministério de uma pessoa na terra.

Cintia Cristina

Um comentário: