quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A palavra que Deus quer que você conheça.

Bem, antes de você começar a ler o que eu vou escrever, você vai precisar ler João 4:6-26, que é o texto que fala da conversa de Jesus com uma samaritana. Enquanto você vai lá ler, eu te espero aqui.
(...)
Voltou? Você pôde observar que toda essa conversa envolveu bastante água não foi? Essa foi uma analogia usada por Jesus para oferecer sua palavra revelada à samaritana. Peraí, como assim? Calma que eu vou te explicar. Nos versos 7,8 e 9, Jesus pede água a mulher e ela responde “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?”. As diferenças entre judeus e samaritanos eram históricas, e a própria mulher explica no v. 20. E Jesus responde “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”. Outro ponto que eu queria chamar atenção é o que ela fala logo em seguida, “O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?” e Jesus responde “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” De tudo isso que Jesus falou, ela só gravou a parte que ele fala que quem bebesse a água dele nunca mais teria sede, porque ela respondeu em seguida “Senhor, dê-me desta água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”. Acredito que em Samaria estava realmente quente, tanto que no início desse texto, a bíblia fala que era por volta do meio-dia (v. 6), e o sol não está assim tão frio, então esse fator também deve ter contado bastante pra samaritana pensar daquela forma. O que acontece é que Jesus ministrava ao seu espírito a todo instante, mas a mulher não entendia. Então Jesus, como já tinha percebido tudo falou “Vá, chame o seu marido e volte. Não tenho marido – respondeu ela. Você falou corretamente – disse-lhe Jesus – dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade. Senhor, vejo que é profeta – disse a mulher”. Opa, algo agora tinha começado a mudar. Ela havia aberto o coração e falou “Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. E Jesus continuou “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós – disse a mulher. Então Jesus declarou: Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”. Nos versículos 28,29 e 30, a mulher deixa o seu cântaro e vai até à cidade e convida o povo a ver se aquele era o Cristo, pois tinha dito tudo o que ela tinha feito. Existem diversas coisas que nos impedem de conhecer a palavra que o Senhor nos dá revelada, e um desses fatores é um coração cheio de conhecimentos prévios que impedem você de receber a palavra de Deus e de reconhecê-lo como Cristo! Foi o que aconteceu com a samaritana. Costumes e hábitos impediram-na de reconhecer Jesus como Cristo. Até que Jesus fala diretamente a ela, mostrando que conhece o coração e a vida dela, e a partir daí, ela pôde ouvir e reconhecer o que Jesus falava para ela. Acredito que sabiamente, e ainda mais por Ele ser Deus, Jesus usou a água como exemplo pelo fato dela ter a capacidade de tomar forma do recipiente que a delimita. Um copo só pode ser cheio se tiver vazio. Da mesma forma só podemos ser cheios da água viva, se antes estivermos vazios de nós mesmos e do nosso próprio conhecimento. A palavra de Deus é revelada a nós quando apesar de termos as nossas próprias convicções a cerca de algo, decidimos não levar isso em conta e ouvir o que o próprio Deus tem a nos dizer.

Se esvazie, para que então você seja cheio!
Pietra Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário