sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Entrevista com Ruan Charles

Nesta semana o nosso blog bateu um  papo com Ruan Charles, um dos líderes da rede jovens de nossa Igreja local. Na conversa falamos sobre sua caminhada cristã, sua perspectiva para Nação Jovem e também procuramos saber um pouco mais sobre o projeto Reforma, que está dando o que falar. Leia a entrevista completa, logo abaixo:

Blog - Enxergando o seu passado de forma natural, você era capaz de se tornar o homem de Deus que é hoje?

Ruan – De jeito nenhum. A chance que eu tinha era de eu me tornar um drogado, um prostituto, um homossexual, qualquer coisa que o mundo pode oferecer, menos Homem de Deus, de forma alguma. Não tinha base familiar para isso.

Blog - O que mudou o percurso da tua vida, o que te fez optar em trilhar pelos caminhos do Senhor?
Ruan – Cara, minha mãe sempre foi cristã e ela sempre orou por mim. E eu sempre ia pra Igreja quando era pequeno sem esperar muita coisa, ia só por ir. E quando eu tinha 14 anos eu conheci um cara (Thiaguinho) e ele me chamou pra célula dele e eu achei aquilo muito massa, não só pelo o que ele falou, mas pela galera, pelas dinâmicas que tiveram lá e ele me chamou pra inauguração da Igreja dele que era a Luz para os Povos e daí eu insisti muito pra minha avó pra gente ir, e nós fomos. Daí quem pregou foi o Apóstolo Paulo Henrique e ele falou sobre o plano de salvação e ali eu entendi quem era Jesus e tudo o que Ele fez por mim, tudo o que Ele prometeu, tudo que Ele tinha feito, que Ele fazia e ainda ia fazer por mim, e naquele dia eu decidi entregar minha vida a Jesus e daí então, nunca mais voltei atrás.

Blog - O que te motiva a não desistir?

Ruan- Jesus nunca ter desistido. De mim, principalmente. Jesus nunca desistiu de mim, até quando eu mesmo desisti de mim, Ele não desistiu de mim. Quando as pessoas desistiam de mim, Jesus não desistiu de mim. Por isso Jesus é a minha motivação para não desistir.

Blog - Os teus sonhos tão casando com o de Deus?

Ruan – Hoje sim. Antes não. Antigamente meu sonho era ser jogador de futebol e somente isso, nada mais. Até que um dia eu tive uma oportunidade pra ser jogador, eu tinha que viajar, daí eu falei pro Pr. E ele disse que eu tinha que decidir. Eu fui orar e Deus me disse que não. Que eu tinha que ficar, que os sonhos Dele pra minha vida eram outros. E hoje sim meus sonhos tão casando com os Dele. Meu sonho hoje é cuidar de gente, é pastorear ovelhas e ainda não se concretizou por completo, mas Deus está fazendo mais a cada dia.

Blog - Para você, o que é avivamento?

Ruan – No meu entendimento avivamento é  como a conversa que eu tive com um senhor de idade, que pra mim aquele homem era um anjo e nada me diz o contrário. E ele me disse: “filho, tudo é diferente quando o batismo no Espírito Santo é completo’’. O batismo no Espírito Santo é só algo que ocorre naquele seu momento com Deus e pronto.  Agora o batismo no Espírito Santo completo é o que aconteceu com os apóstolos, é quando você permanece cheio em todos os momentos de sua vida, e pra mim isso é avivamento. Avivamento é quando Deus nos enche tanto que não temos como voltar atrás, avivamento pra mim é o Espírito Santo está tão vivo dentro de nós que não conseguimos fazer outra coisa a não ser a vontade de Deus. E é a partir daí que nascem os projetos, nascem os sonhos, nasce a força de vontade, e faz uma célula pra dois e ganha mais cinco e vai multiplicando e isso vai contagiando todos.

Blog - Você acha que a Nação Jovem já viveu o avivamento, está vivendo ou esse processo ainda está para acontecer?

Ruan- Eu acho que a Nação Jovem tá começando o avivamento. Por muito tempo nós (os líderes da Nação Jovem) queríamos fazer o que tínhamos vontade. Cada um tinha um pensamento e cada um queria fazer do seu jeito. Mas hoje a gente como equipe, procuramos ouvir a voz de Deus. E eu creio que agora estamos iniciando o processo de avivamento na Nação Jovem, pois por muito tempo nós achamos que estávamos vivendo o avivamento, mas eu penso que esse avivamento está começando agora. E um dos momentos que me fez mais ter certeza de que estávamos presenciando o avivamento foi quando um discípulo meu disse que queria sair da Igreja porque muitas pessoas estavam saindo. E foi ali que eu entendi que o avivamento estava começando, porque só participam do avivamento as pessoas que são tocadas pelo Espírito Santo, apenas aquelas que realmente são tocadas  pelo Espírito vão participar daquilo ali. Quem é movido por festas, por eventos, por multidão, pelo vento que sopre pra um lado e pro outro, não herdará o que Deus tem pra nossa Igreja. Mas aquelas que permanecerem até o fim, aquelas que continuaram serão tremendamente usadas por Deus, e vai ser fera demais.

Blog - Qual a experiência mais marcante que você já teve com Deus?

Ruan - Tiveram duas que me marcaram muito. Uma foi quando eu morava nos Bancários e estava voltando de uma célula que eu dava aqui no Cristo. Eu estava na parada de ônibus esperando a Pastora Ana Paula passar lá pra me pegar, só que ela já tinha passado por lá e eu não sabia, e eu estava sem dinheiro nenhum para passagem. Daí chegou um homem que começou a falar comigo, e ele disse tudo que Deus tinha feito na minha vida, todos os sonhos de Deus para minha vida, e eu estava achando aquilo muito estranho. Daí teve uma hora que minha carteira caiu e quando eu me abaixei para pegá-la eu vi que tinha aparecido uma nota de dois reais na minha carteira (que era o preço da passagem na época), e eu realmente estava sem dinheiro nenhum. Quando eu levantei que me virei para avisar ao homem, ele tinha sumido, e aí eu tive a certeza de que aquele homem era um anjo, porque não tinha a menor possibilidade dele ter entrado em uma casa pois estavam todas fechadas, e mesmo assim não teria dado tempo porque foi tudo muito rápido, assim como também não tinha condição dele ter corrido até a esquina, pois como eu já disse foi questão de segundos o tempo de eu ter abaixado, pego minha carteira e ter virado pra ele, então essa situação me marcou muito, e teve outra também muito interessante, que eu estava orando em casa e queria por queria porque queria ouvir a voz de Deus e não conseguir ouvir, então eu fui dormir, mas bastante insatisfeito, pois eu queria ouvir a voz dEle. Quando eu estava dormindo eu senti uma coisa puxando o meu pé, e eu  ouvi aquela coisa dizendo: ''Vai no quintal''. E Deus tinha me dito antes para eu ir pro quintal de três horas da manhã, e eu pensei "vou nada vei''. Mas quanto mais eu ficava na cama, mas eu ouvia aquela voz dizendo: ''vai, vai, vai, vai, vai''. Até que eu fui. E quando eu cheguei lá foi tremendo demais, porque eu a vi a Glória de Deus se manifestar na coisas mais simples. O céu, o vento, o balançar das árvores, tudo adorava á Deus. Era como se a natureza mostrasse quem era Deus, e foi tudo tão tremendo que eu fiquei com medo e voltei (Risos). Mas foi tremendo demais.

Blog - Deus já revelou teu ministério? Você imaginava que fosse ele?

Ruan - Já. Nunca imaginei, nunca tive desenvoltura pra me lidar com as pessoas. Até que Deus foi trabalhando em mim, foi me fazendo perder a timidez, porque eu pensava em ser um diácono, em ajudar na Igreja nesse sentido, mas nunca cuidar diretamente de gente. E eu começei a exercitar esse ministério de ser evangelista (que é o ministério de Deus para a minha vida), de cuidar de gente. E Deus é assim, Ele usa as coisas loucas do mundo pra confundir as sábias. Talvez se eu já fosse naturalmente bom nisso, Ele não me teria me usado. Talvez Ele não teria me usado (Risos).

Blog - O que você teve que mudar na sua postura após ter se tornado um dos líderes da Nação Jovem?
Minha primeira  postura foi de muito medo (Risos), porque o líder anterior tinha sido meu líder de célula e eu conhecia o cara e sabia com que excelência e dedicação ele fazia as coisas de Deus. Mas Deus foi falando ''vai filho, eu te capacito, esse ministério é teu, você consegue.'' E eu fui começando a entender isso, que aquilo era pra mim. Porque na verdade um líder é como um prato. Um prato ele não exige a comida que vai ser colocada nele. Ele não fala: ''eu só aceito lasanha'', ou ''aqui só vai estrogonofe''. Não. O prato está ali para servir. A comida quem vai por é quem está se servindo. Então a minha postura foi a de um prato. Eu deixei Deus me preparar e me moldar da forma que Ele bem quisesse, pois é Ele quem faz, a obra é toda dEle. E outra, eu sempre fui um cara que gostei muito de contar vantagens, aquilo fazia bem para o meu ego. Chamar a atenção das pessoas por quem eu era, pela minha personalidade, fazia eu me achar muito féra, e eu tive que renunciar isso. Eu tive que fazer com que as pessoas me reconhecessem pelo homem de Deus que eu era. Outra renúncia muito grande também que eu tiver que fazer foi a do tempo. Porque não basta só ser líder, tem que orar, pensar, trabalhar, então a sua vida fica envolvida naquele projeto, mas eu sei que é de Deus para minha vida.

Blog - Como é sua relação com os seus díscipulos?

Ruan - Cara, por muito tempo eu cometi um grande erro. De achar que díscipulo era amigo, e díscipulo não é amigo. Discípulo é díscipulo, então ele deve ser tratado como díscipulo. Ele não pode ver que você erra. Você tem que mostrar pra ele que você é homem de Deus. Mesmo que você erre, você tem que fazer ele entender de que você está arrependido. Porque se ele ver você errando, ele vai querer ser como qualquer outra pessoa, mas nunca como você. Discipulador tem que ser uma referência de homem de Deus pro seu díscipulo. E graças a Deus, eu ganhei o dissernimento em relação a isso. Meus díscipulos antigos, muitos se desviaram,  mas Ele acrescentou alguns novos, e díscipulos de excelência por sinal. E claro que eu venho mudando minha postura , venho tendo com eles uma relação de pai e filho até. Venho sendo mais durão sim, puxo a orelha mesmo, ás vezes eles ficam até chateados comigo porque sou meio bruto, mas eu faço isso por amor, porque eu sei que o mundo lá fora não vai perdoar eles. Então Deus vem me tratando muito em relação a isso.

Blog - Como o reforma foi criado? E qual o intuito inicial do projeto?

Ruan - O reforma é um projeto de Deus mesmo. Orado, jejuado, do coração de Deus e que vai atuar na área cultural, social e acadêmica. Na área cultural nós vamos atuar na nossa comunidade mesmo, nos bairros do cristo, do rangel, nos bairros próximos aqui, para melhorar a vida financeira das pessoas, melhorar a área econômica dos moradores. Queremos trabalhar com cursos escolares, técnicos, proporcionando cursos de penteado, de culinária, entre outros. Então na área cultural queremos trabalhar nessa área. Na área social nós queremos impactar a cidade mesmo, espalhando o amor de Deus, como inclusive, fizemos no último sábado, que fomos para o shopping Manaíra, levamos cartazes e falamos do amor de Deus, distribuindo abraços. Na área acadêmica vamos tomar posse do que é nosso. Queremos que as pessoas proclamem a palavra de Cristo Jesus, que parem de olhar para ciência e venham a olhar para o amor, não que elas venham esquecer a ciência, mas que elas possam enxergar que a ciência também é criação de Deus, que as pessoas amem mais umas as outras. E no começo ele era um projeto que ia atuar apenas na área cultural que na verdade era um projeto que o Pastor Paulo Batista tinha chamado ''Estuda Menino'' (mencionado na entrevista feita com o Pr. Paulo, que você pode conferir aqui mesmo no nosso blog), mas em reuniões nossas, Deus tinha falado muito para irmos para a área social e acadêmica, e então pedimos permissão ao Pastor, para englobarmos o ''Estuda Menino'' dentro do Reforma, e ele achou tremendo demais, e daí tudo se encaixou,e realmente o projeto é de Deus. Podemos dizer que objetivo geral do projeto seja transformar João Pessoa.

Blog - Deixe um versículo para os nossos leitores.

Ruan - Pode ser um capítulo inteiro?  2Corítintios 04. Aonde eu vou que eu tenho a oportunidade falar de Deus, eu falo desse capítulo, porque eu acho que é a crônica de nossas vidas. Principalmente quando diz que para que outros possam viver, vale a pena morrer. A filosofia do cristão deve ser ''para que outros possam viver, vale a pena morrer''. Vale a pena passar dificuldades para ver a alegria de outros, vale a pena enfrentar problemas por amor a outros. E esse tem que ser o pensamento do cristão, temos que viver pensando assim, ''vale a pena morrer, para que outros possam viver'', e é por isso que eu deixei o capítulo inteiro. Que Deus vos abençoe.

- Que o amor do Senhor continue jorrando águas de cura e libertação em vossas vidas. Fiquem na paz de Cristo!

Victor Medeiros.

Um comentário:

  1. Respostas Proféticas agora e zelar para que tudo aconteça.
    O entrevistador foi inteligente nas perguntas, comprometeu mais ainda o entrevistado. ALELUIIIIIAAAAAAAA....

    ResponderExcluir