quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Deus, nosso coração, e a insaciável busca.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
Conhece-te a ti mesmo
Pra iniciar vamos saber o significado do verbo conhecer: tomar ou ter consciência de. Por exemplo: "ele não conhece a sua própria força"
O conhecer a nós mesmo é muito importante para que venhamos a entender/compreender coisas que dependem de nós e coisas que simplesmente estão a nossa volta A Bíblia confirma isso quando fala “Examine-se, pois, o homem a si mesmo,” lá em 1 Coríntios 11:28ª
Para que um homem venha a conhecer a si mesmo é necessário ele meditar e refletir, necessário também conhecer seus pontos negativos e seus pontos positivos. Para isso o buscar em Deus é essencial, pois é o Ser Supremo que nos criou. A Biblia relata que todos os nossos fios de cabelos estão contados por Ele. Sabe quando nos sentamos e quando nos levantamos. Até os pensamentos mais distantes ou enterrados Ele sabe, e antes mesmo que abramos nossa boca, o Senhor já sabe as palavras que iremos proferir. Então nesse momento se pergunte: “Quem eu sou?” E pense nisso... reflita. Tenha intimidade consigo mesmo, se conheça! Tenha comunhão com o Espirito Santo que habita em você (Creia! Pois todo aquele que confessa Jesus como Senhor e salvador da sua vida será salvo). O Senhor nos escolheu para sermos Seu templo, ou seja Sua Casa.
Para prosseguirmos na caminhada, algo muito importante a se conhecer (o segundo passo), são os inimigos. Por exemplo, todos que vão para uma guerra e tem a intenção de ganhar (nunca vi ninguém ir pra uma guerra com o objetivo de perder), no mínimo investiga seu inimigo. No caso especifico, no qual falo, os inimigos são as dificuldades. Dificuldades e debilidades, essas coisas serão vencidas através da oração, através da busca incessante por libertação e presença de Deus. Marcos 3:27
De fato, ninguém pode entrar na casa do homem forte e levar dali os seus bens, sem que antes o amarre. Só então poderá roubar a casa dele.
Olha que passagem interessante, se você sabe quem são os seus inimigos, ficará sempre em alerta, e nunca permitirá que ele seja maior que você, pois você o conhece e sabe que não o faz bem!
Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". 1 Coríntios 15:33
Sempre bom lembrar! Tem sempre alguém (geralmente mais velho) que fica falando direto: “cuidado com quem anda, menino” Ou então “Fulaninho não é companhia pra você”. Sabia que essas pessoas estão certas? Algumas realmente não são, (pelos menos não no momento). É necessário primeiro que venhamos a crescer e estabelecer um relacionamento com Cristo, e algumas “companhias” nos afastam disso.
Tantantan.... Dilema: Nós temos a escolha! E não escolheremos pelos errado, afinal o preço é muito alto. Na verdade, é preço de sangue.
Para finalizar, quero deixar aqui Provérbios 4:23
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
Como esse é o meu último artigo do ano (e penúltimo do Infonação) deixo aqui um feliz ano novo a todos. Sei que o ano de 2015 foi um ano de conquistas particulares para todos, e parabenizo cada um por suas vitórias individuais. Que o Deus de Israel continue guardando e se revelando. Até a próxima, povo eleito!
- Lailla Fernandes.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Golaço!!!
Graça e paz, meus queridos! Como é que tá a vida? Tudo certo? Então viva! Bom,sem mais delongas vamos logo para a nossa pauta do dia! Gostaria de compartilhar com vocês algo que Deus não só me falou. Mais do que isso, Ele me confrontou e me comprovou. Quero falar sobre uma palavrinha chamada esperar, mas eu (particulamente) penso que é praticamente impossível escrever sobre esperar sem nem sequer ao menos falar sobre outro verbo muito legal chamado... confiar! Pois é, são esses dois verbos simples e complicados ao mesmo tempo que vão nortear o nosso bate papo de hoje.
Quantos aqui já assistiram a uma partida de futebol? Não me refiro a uma partida inteira, na íntegra... 10 minutinhos... 5... 2, que seja... Ah, 30 segundinhos vai... 30 segundos de uma partida de futebol eu tenho certeza que você já assistiu!
Agora imagine que a sua vida é um campo de futebol e que você é o principal jogador em campo. A bola representa as situações que lhe aparecem no decorrer dos dias e você deve conduzi-la com o máximo de sabedoria, tranquilade, confiança e "visão futurista". A cada problema que vier... um drible! Outro problema... outro drible! E assim seguimos com a vida! Quantas vezes nós, quando ocupamos o papel de torcedor, estufamos o peito e já ficamos praticamente prontos para gritar o tão esperado "goooooooool" e somos interrompidos por algum acidente, ou melhor dizendo, incidente no meio do caminho. Muitas são as vezes também em que achamos que o gol está longe de sair e aproveitamos a morgação do jogo para irmos beber uma água ou ir ao banheiro e de repente ouvimos o "goooooool". Já parou pra pensar que na nossa vida é desse mesmo jeito? Mas desse jeitinho mesmo... Nunca pensou assim? Então relaxa, pensa um pouco, liga as ideias, bebe uma água, que a explicação fica para o próximo parágrafo...
Iai? Relax? De boa? Geral? Na vera? Tranquilidade mil? Então é roxa, vamo lá... A bíblia é bastante clara quando fala que não devemos nos preocupar com o que vamos comer, nem com o que vamos beber, e nem com o que vamos vestir! O grande problema é que insistimos em nos preocupar! Fazemos questão! Não abrimos mão do nosso direito de reclamar (não sei ao certo se é um direito, mas enfim...)! Queridos, isso precisa ser mudado! Quem é o nosso Deus? Aquele que cumpriu o que tinha prometido a Abraão (ter um filho com a sua esposa) aos 90 anos de idade?Que fez o mar abrir? Que tirou José de um poço e o levou para ser governador do Egito? Que livrou Daniel da cova dos leões? Afinal de contas quem é nosso amigo Jesus? Aquele que transformou água em vinho e que é o dono do ouro e da prata? Que ressucitou Lázaro? Que ressucitou a si mesmo? As vezes nem parece... A gente foca tanto no natural, no terreno, deixamos tanto os problemas se tornarem protagonistas da nossa história que esquecemos quem é o nosso Deus! Esquecemos quem de fato é aquele a quem servimos!
Ainda em Mateus 06, tem um versículo que diz assim: "Mas buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas" (vs 33). Pense em um versículo difícil de ser praticado... Poxa vida, como é difícil priorizar alguém que a gente não vê! Como custa decidirmos por alguém que não está ali de carne e osso na nossa frente... Como é complicado acreditarmos que um "homem invisível" é capaz de nos estender a mão e fazer o possível e o impossível para mudar determinada situação para o nosso favor! É... precisamos sair mais do natural! Precisamos parar de querer conduzir a bola sozinho e confiar mais em nosso técnico, porque aí quando nós menos esperarmos... É GOOOOOOOL, É GOOOOOOL, É GOLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO!
- Que a graça e a misericórdia de Cristo nos sustente e nos faça permanecer!
- Tamojunto
- Victor de Medeiros
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
Meu amigo Jesus
Queria falar sobre o meu melhor amigo, Jesus!
Sabe quando começamos a desenvolver uma amizade com alguém, e que você vai conversando aos poucos, falando das coisas que você gosta e não gosta, e depois quando se cria laços mais fortes na amizade, você compartilha das coisas mais importantes como os seus sonhos, medos, vontades, seus problemas... Enfim! Quero que você saiba que com Jesus não é diferente!
As vezes crescemos com uma imagem distorcida de Deus, que Ele é ruim e castiga quem não "anda na linha". Mas peço que você tire essa imagem de sua mente, porque apesar de Deus disciplinar sim seus filhos, Ele faz isso para o nosso próprio bem e é um equívoco pensar nEle apenas dessa maneira!
Jesus é nosso verdadeiro amigo, tem todas as qualidades que procuramos e que nos completa! Ter Jesus como amigo é saber que podemos contar com Ele a qualquer hora e a qualquer momento; é um amigo leal pois sempre está conosco nos momentos alegres e tristes. Poderia escrever várias coisas de como é bom saber que posso confiar em Jesus como meu amigo. Mas como escrevi logo antes, amizade é algo que se cultiva e que nasce aos poucos. Vejamos como podemos fazer isso com Jesus.
15. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.
(João, 15)
Incrível não? Jesus nos fala que o servo não sabe o que o seu Senhor faz, mas o amigo sim. E como nos tornamos Seu amigo? Através da oração! Orar é conversar com Ele, é contar como foi o nosso dia, falar os nossos problemas, falar o quanto O amamos, e entre tantas outras coisas! Converse com Ele todos os dias, não perca a oportunidade de ter um Grande Amigo!
A graça e a paz
Mariana Ramalho
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
A palavra que Deus quer que você conheça.
(...)
Voltou? Você pôde observar que toda essa conversa envolveu bastante água não foi? Essa foi uma analogia usada por Jesus para oferecer sua palavra revelada à samaritana. Peraí, como assim? Calma que eu vou te explicar. Nos versos 7,8 e 9, Jesus pede água a mulher e ela responde “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?”. As diferenças entre judeus e samaritanos eram históricas, e a própria mulher explica no v. 20. E Jesus responde “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”. Outro ponto que eu queria chamar atenção é o que ela fala logo em seguida, “O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?” e Jesus responde “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” De tudo isso que Jesus falou, ela só gravou a parte que ele fala que quem bebesse a água dele nunca mais teria sede, porque ela respondeu em seguida “Senhor, dê-me desta água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”. Acredito que em Samaria estava realmente quente, tanto que no início desse texto, a bíblia fala que era por volta do meio-dia (v. 6), e o sol não está assim tão frio, então esse fator também deve ter contado bastante pra samaritana pensar daquela forma. O que acontece é que Jesus ministrava ao seu espírito a todo instante, mas a mulher não entendia. Então Jesus, como já tinha percebido tudo falou “Vá, chame o seu marido e volte. Não tenho marido – respondeu ela. Você falou corretamente – disse-lhe Jesus – dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade. Senhor, vejo que é profeta – disse a mulher”. Opa, algo agora tinha começado a mudar. Ela havia aberto o coração e falou “Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. E Jesus continuou “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós – disse a mulher. Então Jesus declarou: Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”. Nos versículos 28,29 e 30, a mulher deixa o seu cântaro e vai até à cidade e convida o povo a ver se aquele era o Cristo, pois tinha dito tudo o que ela tinha feito. Existem diversas coisas que nos impedem de conhecer a palavra que o Senhor nos dá revelada, e um desses fatores é um coração cheio de conhecimentos prévios que impedem você de receber a palavra de Deus e de reconhecê-lo como Cristo! Foi o que aconteceu com a samaritana. Costumes e hábitos impediram-na de reconhecer Jesus como Cristo. Até que Jesus fala diretamente a ela, mostrando que conhece o coração e a vida dela, e a partir daí, ela pôde ouvir e reconhecer o que Jesus falava para ela. Acredito que sabiamente, e ainda mais por Ele ser Deus, Jesus usou a água como exemplo pelo fato dela ter a capacidade de tomar forma do recipiente que a delimita. Um copo só pode ser cheio se tiver vazio. Da mesma forma só podemos ser cheios da água viva, se antes estivermos vazios de nós mesmos e do nosso próprio conhecimento. A palavra de Deus é revelada a nós quando apesar de termos as nossas próprias convicções a cerca de algo, decidimos não levar isso em conta e ouvir o que o próprio Deus tem a nos dizer.
Se esvazie, para que então você seja cheio!
Pietra Marques.
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Esperar é caminhar
" Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55:8,9)
Graça e Paz, povo o qual o Senhor tem um grande proposito (quer você tenha ciência ou não). Nesses “tempos modernos” onde há tanta correria, tanto ‘tempo (falta dele)’, tanto sono (muitas vezes); Algumas coisas passam por nós meio que despercebidas... Deixa eu ilustrar com um exemplo: sabe quando você tá andando e sabe que em tal rua tem que dobrar mas acaba que se distrai? Se envolve na correria, e a tentativa de planejar/organizar o tempo aliado ao sono, que muitas vezes atrapalha faz com que você passe da esquina que era pra dobrar. O que estou querendo dizer é que coisas importantes acabam passando despercebidas :/ Os sonhos, os investimentos, a vida, o tempo a sós com Deus, a oferta e o coração por causa da correria, por causa do querer muito alguma coisa e não parar para meditar se tal coisa é realmente necessária agora, ou até se tal coisa é da vontade do Senhor para a nossa vida.
Vamos lá, na passagem acima o Deus de Israel no diz que os pensamentos e caminho dEle são mais altos e melhores que os nossos. E não há como conhece-los se não tivermos tempo a sós com Deus. É necessário organização, planejamento, definir prioridades e entregar o coração a Deus. Ofertar nossa vida a Ele. Sabe por que? Porque Ele vê mais, vê além, porque Ele tem o melhor pra nós.
E como fazemos isso? Buscando em Deus. O Senhor Jesus, filho do Deus vivo, não é um Deus ausente e sim um Deus presente. O Espirito Santo é o nosso consolador, ajudador. Então é necessário (de grande valia) buscar nEle, todas as respostas. E como “buscamos”? Lendo a Biblia, orando, conversando, confessando. Precisamos também de um líder, alguém um pouco mais maduro na fé que possa nos auxiliar, nos tirar dúvidas.
Sabe o que é mais incrível nessa história toda? Que não há maior interessado nessa relação do que o Senhor... Pelo simples fato de Ele amar com um amor incomparável, incondicional, algo que ultrapassa limites, transcende corpo...
Quanto a nós que não venhamos a perder tempo, porque em Deus esperar é sempre caminhar.
Que o Senhor vos guarde,
Lailla Fernandes.
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
Jesus chorou?
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Três conceitos. Um destino.
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Deus e o coração
abrir mão mão dupla. Um vai e vem.. uma mutualidade entre as se não houvesse comprometimento. Quando há uma obrigação entre as partes, ali há um comprometimento. Quando dois seres, por uma comprometimento ou diversas partes ali há comprometimento.
Peraí... Conseguiu entender algo? Pois é, eu também não. Isso é o que acontece quando não há coerência no texto. Mas não estamos aqui para falar sobre isso, até porque o Enem já passou... Deus gosta de pessoas verdadeiras, pessoas que falam e fazem coisas com verdade. É tanto que ele sonda os nossos corações antes mesmo de fazermos ou falarmos algo. “O Senhor não vê como o homem: (...) o Senhor vê o coração.” 1 Samuel 16:7. Mas o que isso tem a ver com o que você acabou de “ler” ali em cima? Assim como você não consegue distinguir nem definir muito bem o que aquele trecho quer dizer, assim é um coração embaraçado e sem verdade diante de Deus... É tortuoso e sem muita coerência. Mas eu quero te dizer que Deus pode ver teu coração exatamente como ele é.
Compromisso significa uma obrigação assumida por uma ou diversas partes; um comprometimento. Uma via de mão dupla. Um vai e vem. Um esforço e o abrir mão. Nada disso faria sentido se não houvesse comprometimento. Quando há uma mutualidade entre as partes, ali há um comprometimento. Quando dois seres cooperam para um único fim, ali há comprometimento.
Assim é a forma que Deus enxerga o seu coração, por mais que você mesmo não entenda. A partir disso, Deus te convida a vê-lo com Ele, a caminhar com Ele e a seguir os passos dele pra que você também possa ver o seu coração da mesma forma que Ele. E Deus faz isso a partir de um compromisso com você! Ele não te pede que você assine um contrato, mas apenas que você convide-o para enxergar e entrar em seu coração.
Pietra Marques
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
#SomosTodosBarrabás
Quem era Barrabás? Ele foi um rebelde, fez parte de uma rebelião, e cometeu um assassinato. Você com certeza deve lembrar dele! O povo judeu clamava para que ele fosse solto, ao invés de Jesus. Você deve está se perguntando o que tem de comum com alguém assim, já que o título do artigo deixa bem claro. Mas calma, continua lendo.
Lucas 23
13. Pilatos reuniu os chefes dos sacerdotes, as autoridades e o povo,
14. dizendo-lhes: “Vocês me trouxeram este homem como alguém que estava incitando o povo à rebelião. Eu o examinei na presença de vocês e não achei nenhuma base para as acusações que fazem contra ele.
15. Nem Herodes, pois ele o mandou de volta para nós. Como podem ver, ele nada fez que mereça a morte. (Falava de Jesus)
16. Portanto, eu o castigarei e depois o soltarei”.
17. Ele era obrigado a soltar-lhes um preso durante a festa.
18. A uma só voz eles gritaram: “Acaba com ele! Solta-nos Barrabás!”
19. (Barrabás havia sido lançado na prisão por causa de uma insurreição na cidade e por assassinato.)
É aí que entra a semelhança, onde todos nós passamos a ser como Barrabás. Pessoas sujas! Assim como ele nós estávamos condenadas a morte, éramos culpados, estávamos mortos em pecados e em transgressões (Efésios 2:1) Mas mesmo diante disso, fomos salvos. Não por um homem qualquer, mas por Jesus!
O que Barrabás deve ter sentido quando um dos soldados foi em sua cela e disse: "Ei, você está livre! Jesus vai morrer no seu lugar." Mesmo sabendo que ele era culpado, e Jesus inocente. Será que ficou confuso? Feliz? Não sei te dizer na verdade. Mas, o que você sentiu? O que sentiu quando te falaram que um Deus que se fez de homem veio a terra, morreu e pagou pelos SEUS pecados, e tudo isso por amor?
Graças a Graça de Deus, você está livre! Seu passado cheio de erros foi pago numa cruz por amor.
9. Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
(Romanos, 10)
Quando aceitamos Jesus, nossos pecados vão para a cruz, a qual Ele já pagou, morreu e ressuscitou. Deixamos de ser Barrabás sujos e culpados e nos tornamos filhos de Deus, limpos e regenerados.
11. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
12. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,
13. os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.
(João, 1)
E aí.. #SomosTodosFilhosdeDeus
Que Deus os abençoe!
Mariana Ramalho
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Metamorfose
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Um passeio pelo jardim
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
Manual de instruções: Como fazer bom proveito de um bom amigo
A nossa vida já é tão corrida que na maioria das vezes respondemos perguntas como "Tudo bem?" Tudo certo?" Tá de boa?" no automático, sem pararmos pra pensar a importância de tá tudo bem, tudo certo e tudo de boa. Agora mesmo, por exemplo, se você me perguntar se eu estou de boa eu provavelmente diria que sim, mas no fundo só eu sei a verdadeira resposta. E o grande problema tá aí, no esconder a minha angústia, no querer levar o meu fardo sozinho, quando na verdade tem alguém que pode me ajudar. Quem será? O Chapolim Colorado? Continua lendo o artigo, eu acho meio difícil ser ele, mas... vai que né?!
Tem um versículo muito massa lá em João 15. Diz assim: Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. (João 15:15). Ter amigos é algo muito bom, mas como seres humanos que são, eles falham, eles erram e muitas vezes nos aborrecem, nos decepcionam e nos magoam, mas mesmo assim continuam sendo nossos amigos e nós continuamos a a confiar neles. Agora imagina o filho do Deus vivo, (aquele que não erra, não mente, não nos entristece) te dizer que te tem como amigo. Se nós conseguimos sentir carinho e confiança no próprio homem, que é falho, imagine a alegria que a amizade do próprio Deus não pode nos trazer! Mas existe um grande porém no meio dessa amizade. A forma como a aproveitamos. Será que realmente nós a honramos? Será que de fato nós fazemos bom proveito de todas as coisas boas que o Rei dos reis tem para nos oferecer? Eu particularmente, posso me considerar um grande bestão, pois tenho um grande amigo do meu lado e posso curti-lo bem mais do que curto.
Querido, precisamos confiar mais em Deus. Precisamos buscá-lo enquanto se pode achá-lo. Ninguém é perfeito, meu amado, os erros existem, aparecem no meio do nosso caminho mas é exatamente para serem corrigidos e superados. O próprio Jesus Cristo diz: "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve." (Mateus 11:28-30). Ele quer caminhar contigo, só basta você aceitar a solicitação de amizade que Ele te enviou.
#Ficaadica
- Deus seja abundante em tua vida!
- Victor de Medeiros
quarta-feira, 30 de setembro de 2015
Por quê falar da sua vida a Deus?
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
Um lugar a mesa
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
Permaneça!
quarta-feira, 9 de setembro de 2015
Conhecendo o caminho a seguir
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
Além da cruz
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Viver é investir
Pietra Marques
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Esperar é confiar
Calma! Esse artigo não é sobre psicologia ou algum estudo comportamental, e sim sobre algo que Deus vem falando comigo. Então não sai dessa página porque você está no lugar certo.
Quase sempre relacionamos o verbo "esperar" como algo extremamente chato, demorado e muitas vezes sem necessidade. E nos enganamos muito! Vou te falar o por quê.
Havia em Judá um profeta chamado Habacuque que sentindo-se perturbado diante de tanto sofrimento e maldade, resolveu levar a Deus suas perguntas sobre esses acontecimentos. Não sabemos quanto tempo levou até Deus responder suas perguntas pois no começo de seu livro vemos essa declaração do profeta : "Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: “Violência!” sem que tragas salvação?"
(HC 1:2)
Mas quando leio acredito que seu coração estava tão entristecido pela atual situação da cidade que ele queria respostas imediatas de Deus! Até que ele entendeu que ao invés de duvidar e questionar Deus o tempo todo, deveria ter fé, confiar e esperar para ouvir as respostas de Deus no tempo certo. E foi assim que aconteceu. No começo do capítulo 2 Habacuque declara que esperará para ouvir Deus. E então Deus começa a falar com ele, esclarecendo suas dúvidas e respondendo suas perguntas! Habacuque conclui seu livro com uma oração de fé.
Sabe, diante de tanta correria que possa ser nossas vidas, Deus nos convida a levar nossas dúvidas, medos e preocupações para Ele; nos convida a saber esperar. Costumo pensar que quando esperamos em Deus estamos em um verdadeiro aprendizado. Esperar em Deus nada mais é do que entregar nossas inseguranças, sonhos e dúvidas para Aquele que sabe de tudo, Aquele que sabe o que fazer e como fazer. Tire esse conceito que esperar é algo ruim, afinal de contas, esperar pode ser muitas coisas menos ficar parado.
Que não venhamos ser essa geração desesperada, mas sim aquela que sabe esperar.
Mariana Ramalho
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
"... que treina as minhas mãos para a guerra."
Ele é o meu aliado fiel, a minha fortaleza, a minha torre de proteção e o meu libertador, é o meu escudo, aquele em quem me refugio. Ele subjuga a mim os povos.
Salmos: 144: 1-2